Brasil confirma um caso de gripe aviária de ‘alta patogenicidade’

17 de Maio 2025

O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil confirmou hoje a deteção do vírus da gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) numa unidade de criação de aves para comercialização, na cidade de Montenegro, estado do Rio Grande do Sul.

Num comunicado, o Ministério salientou que este é o primeiro foco de gripe aviária de alta patogenicidade detetado em sistema de avicultura comercial no Brasil, o maior exportador de carne de frango do mundo, e lembrou que desde 2006 ocorre a circulação global do vírus, principalmente na Ásia, África e no norte da Europa.

“As medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência já foram iniciadas e visam não somente debelar a doença, mas também manter a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento e, assim, a segurança alimentar da população”, lê-se no comunicado.

O Ministério da Agricultura informou que já comunicou às entidades das cadeias produtivas envolvidas, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, bem como aos parceiros comerciais do Brasil.

O comunicado também alertou que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos.

“A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infeções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, na sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contacto intenso com aves infetadas (vivas ou mortas)”, destacou.

De acordo com o Governo brasileiro, várias medidas foram tomadas ao longo dos anos para evitar a disseminação da gripe aviária na indústria avícola comercial do país.

Entre essas medidas, o comunicado cita a monitorização de aves silvestres, a vigilância epidemiológica na avicultura comercial e de subsistência, a capacitação contínua de técnicos dos serviços veterinários públicos e privados, além de iniciativas de educação sanitária e controles nos pontos de entrada de animais e seus produtos derivados no Brasil.

Em junho de 2023, o governo brasileiro relatou a deteção do primeiro caso de gripe aviária no país em uma ave de criação, no município de Serra, no estado do Espírito Santo, somando-se a outros 52 surtos detetados em aves selvagens em sete estados naquele ano.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Recurso de Salgado por Alzheimer recusado no TC

O Tribunal Constitucional rejeitou apreciar o recurso de Ricardo Salgado, que alegava inconstitucionalidade na condenação a oito anos de prisão devido ao diagnóstico de Alzheimer, mantendo a decisão da Operação Marquês e agravando as custas.

Fecundidade em Angola caiu e mulheres têm em média 4,8 filhos

A taxa de fecundidade em Angola caiu de 6,2 para 4,8 filhos por mulher em oito anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano hoje divulgados. Entre 2015-2016 e 2023-2024, a fecundidade diminuiu em Angola de 6,2 para 4,8 filhos por mulher, segundo o Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS) 2023-2024, tornado hoje público pelo INE.

Novo modelo agiliza controlo da dor severa no Alto Ave

A Unidade Local de Saúde do Alto Ave criou a Via Verde da Dor Aguda, um projeto inovador que integra resposta hospitalar e domiciliária para doentes com dor mal controlada, promovendo conforto, segurança e qualidade de vida.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights