Povos Indígenas do Brasil com 178 mortes e 1.809 casos

2 de Junho 2020

O Brasil contabiliza 178 mortes e 1.809 casos de infeção pelo novo coronavírus entre os 78 povos indígenas do país, informou na segunda-feira a coordenadora da Articulação de Povos Indígenas do Brasil (APIB), Sonia Guajajara.

Em entrevista ao portal de notícias G1, a líder indígena detalhou números bastante superiores aos apontados pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), tutelada pelo Ministério da Saúde, que indicou 51 mortos e 1.312 casos confirmados de Covid-19 entre os povos originários até sábado.

“A Sesai faz uma seleção de quem eles acham que é indígena e quem não é. Então, eles não registam indígenas que estão em contexto urbano. A própria estrutura da Sesai, sem atendimento próximo a algumas aldeias, faz os indígenas irem para os municípios. Lá, eles entram na contagem normal do município, sem serem considerados indígenas com Covid-19”, explicou Guajajara.

Na avaliação da coordenadora da APIB, organização que coordena a luta dos povos originários pelos seus direitos, trata-se da “negação de querer mostrar a situação real”.

Na maioria, a população indígena brasileira está distribuída por milhares de aldeias, sendo que grande parte das infeções pelo novo coronavírus foi registada na floresta Amazónia, onde está localizada a generalidade das tribos isoladas.

De acordo com Guajajara, o povo Kokama, no Amazonas, é o mais afetado, com 54 mortes pela Covid-19 registadas até hoje.

“É um retrato real do que esse vírus pode representar para os povos indígenas: o extermínio total de povos. Entrando no território é muito fácil a propagação, porque a estrutura das casas ajuda, todos moram e dormem juntos. Isso facilita muito a propagação do vírus. O povo Kokama mostra quanto esse vírus é letal dentro da comunidade”, afirmou a líder indígena ao G1.

Face ao aumento de casos, vários povos indígenas estão a implementar barreiras de proteção, para impedir a entrada de invasores nos seus territórios.

A progressão do novo coronavírus no Brasil favoreceu invasões a terras indígenas por parte de madeireiros e extratores ilegais de minérios, referiu no mês passado a organização não-governamental Survival International.

A ONG denunciou invasões em quatro localidades de quatro estados da Amazónia brasileira, incluindo o Amazonas, perto da fronteira com o Peru, onde há uma grande concentração de populações indígenas isoladas.

Uma das preocupações das autoridades é a vulnerabilidade das populações indígenas face a doenças respiratórias, o que aumenta o risco de agravamento em caso de contágio pelo novo coronavírus.

Até domingo, o Brasil totalizou 29.314 óbitos e 514.849 casos confirmados de Covid-19 desde a chegada da pandemia ao país, segundo o executivo.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 372 mil mortos e infetou mais de 6,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights