Papa lança fundo de apoio de um milhão de euros para ajudar pessoas afetadas pela pandemia

9 de Junho 2020

O Papa Francisco impulsionou a criação de um fundo, dotado inicialmente com uma verba de um milhão de euros, para ajudar os afetados pela crise económica causada pela pandemia de coronavírus, anunciou esta terça-feira a Santa Sé.

O chefe da Igreja Católica escreveu uma carta ao vigário geral para a diocese de Roma, o cardeal italiano Angelo De Donatis, para lançar o projeto em apoio dos mais afetados pela crise económica causada pela pandemia, de acordo com um comunicado divulgado esta terça-feira.

Este fundo começará com uma verba de um milhão de euros e será gerido pela Caritas Diocesana de Roma.

“Um sinal capaz de incentivar todas as pessoas de boa vontade a oferecer um gesto concreto de inclusão, especialmente com aqueles que procuram consolo, esperança e reconhecimento dos seus direitos”, argumentou Francisco na carta, segundo o texto do Vaticano.

Com esta iniciativa, o Papa quer ajudar as pessoas que mais têm sofrido o impacto da emergência do coronavírus, entre as quais trabalhadores com contratos temporários, pagos à hora, empregados domésticos, pequenos empresários e independentes.

Todas as pessoas que estão em condições de o fazer são chamadas a colaborar para este fundo, mas também as instituições.

“Convido todas as instituições e os nossos concidadãos a partilhar generosamente o que têm neste momento tão extraordinário e pleno de necessidades”, disse o Papa.

“Dirijo-me ao bom coração de todos os romanos, animando-os”, acrescentou, antes de pedir aos sacerdotes que sejam “os primeiros a apoiar o fundo”.

Em Itália, o coronavírus causou já 33.964 mortes e 235.278 contágios desde que começou a crise epidémica, em 21 de fevereiro.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 404.000 mortos e infetou mais de sete milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights