Reino Unido reduz distanciamento social e anuncia reabertura de bares e restaurantes

23 de Junho 2020

Bares, restaurantes e cabeleireiros vão poder abrir a partir de 04 de julho no Reino Unido, com a redução da regra de distanciamento social de dois metros devido à pandemia de Covid-19. O anuncio foi feito esta terça-feira pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. 

“Tendo em conta a queda significativa na prevalência do vírus, vamos poder mudar a regra de distanciamento social de dois metros a partir de 04 de julho. Eu sei que esta regra torna a vida impossível para grande parte da nossa economia”, admitiu.

Após um estudo aos efeitos da medida, o governo decidiu que, nos locais onde não seja possível manter uma distância social de dois metros, as pessoas devem manter uma distância de pelo menos um metro e tomar outras medidas para reduzir o risco de transmissão do coronavírus.

Johnson disse que serão publicadas orientações esta terça-feira às empresas sobre que medidas precisam de tomar para poderem reabrir, como reduzir a capacidade em espaços fechados, usar painéis protetores, máscaras e gel desinfetante.

“Esta alteração crítica possibilita a próxima fase do nosso plano para aliviar o confinamento”, vincou.

Além de bares, restaurantes e cabeleireiros, a partir de 04 de julho, também vai ser permitida a reabertura de hotéis e outro tipo de alojamento turístico, ginásios e parques infantis ao ar livre, cinemas, museus, galerias, parques temáticos, bibliotecas e locais de culto.

Também vai ser permitido que duas famílias possam encontrar-se dentro ou fora de casa, desde que respeitado o distanciamento social.

“Como já vimos em outros países, vão existir surtos para os quais serão necessárias medidas locais e não hesitaremos em aplicar os travões e reintroduzir restrições mesmo em nível nacional se for necessário”, alertou.

O líder do principal partido da oposição, o trabalhista Keir Starmer, manifestou o apoio em princípio ao governo, o qual acredita “estar a fazer o que é certo”.

“Hoje damos um passo importante na luta contra este vírus. Vamos escrutinar o detalhe e queremos mais clareza, mas apoiamos a essência desta declaração”, afirmou.

De acordo com os dados de segunda-feira, o Reino Unido registou 42.647 mortos desde o início da pandemia de Covid-19, o mais alto na Europa e o terceiro maior número a nível mundial, atrás dos EUA e Brasil.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal com 7,9 enfermeiros por mil habitantes

Portugal tinha 7,9 enfermeiros por mil habitantes em 2023, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados hoje, por ocasião do Dia Internacional do Enfermeiro.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights