ONU denuncia intimidação e negação das autoridades no contexto da pandemia

30 de Junho 2020

A ONU denunciou esta terça-feira a intimidação exercida pelas autoridades da China e da Rússia no contexto da pandemia de Covid-19 e expôs como a realidade desta crise de saúde […]

A ONU denunciou esta terça-feira a intimidação exercida pelas autoridades da China e da Rússia no contexto da pandemia de Covid-19 e expôs como a realidade desta crise de saúde é negada no Brasil e nos Estados Unidos.

A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, afirmou que “em todo o mundo, a Covid-19 está a ser usada para limitar o direito das pessoas a expressarem-se e participarem na tomada de decisões que afetam as suas vidas”.

Michelle Bachelet fez esta observação durante a abertura da 44ª. sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, na Suíça.

“Na Federação Russa, na China, no Kosovo, na Nicarágua e em muitos outros países, observo relatos de ameaças e intimidações contra jornalistas, ‘bloggers’, ativistas civis, especialmente no nível local, com o objetivo aparente de desencorajar críticas às respostas das autoridades à Covid-19”, afirmou a alta comissária da ONU.

Michelle Bachelet também mencionou as severas restrições às liberdades de expressão, associação e reunião pacífica no Egito e a aplicação arbitrária e excessiva de medidas no contexto da pandemia de Covid-19 – doença causada pelo novo coronavírus – em El Salvador.

“A censura e a criminalização do discurso provavelmente removerão as informações cruciais necessárias para lidar com a pandemia”, insistiu a alta comissária, pedindo uma luta contra a desinformação.

“Na Bielorrússia, no Brasil, no Burundi, na Nicarágua, na Tanzânia, nos Estados Unidos, entre outros, receio que as declarações que negam a realidade do contágio do vírus e a crescente polarização de questões-chave só intensificam a gravidade da pandemia”, afirmou.

“A Covid-19 reforça as ameaças locais e regionais à paz. As populações em Estados onde a saúde e os serviços essenciais já foram devastados por conflitos e crises estão extremamente vulneráveis aos danos multidimensionais da pandemia”, observou.

Bachelet finalmente reiterou o seu pedido de um relaxamento das sanções internacionais “a fim de garantir que assistência e assistência médica sejam acessíveis a todos”.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 502 mil mortos e infetou mais de 10,20 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights