Remdesivir aprovado pela Comissão Europeia para tratamento da Covid-19

3 de Julho 2020

A farmacêutica Gilead Sciences anunciou esta sexta-feira que a Comissão Europeia deu luz verde para a introdução no mercado, durante um ano, do Remdesivir. A aprovação do medicamento para o tratamento da Covid-19 foi suportada por dados científicos de um ensaio global de fase III, conduzido pelo National Institute of Allergic and Infectious Diseases dos EUA (NIAID). 

O medicamento está indicado para o tratamento do novo coronavírus em adultos e jovens (com idade igual ou superior a 12 anos e com peso corporal de pelo menos 40 kg) com pneumonia que requerem administração suplementar de oxigénio.

Para Merdad Parsey, MD, PhD, Chief Medical Officer da Gilead Sciences o parecer favorável por parte da Agência Europeia do Mericamento representa um passo importante no combate à pandemia. “Esta autorização de introdução no mercado condicional é um importante marco no trabalho conjunto para responder às necessidades de tratamento dos doentes em toda a Europa.”

De acordo com os investigadores, o Remdesivir foi estudado em vários doentes hospitalizados com Covid-19, “abrangendo um espectro de severidade da doença”. A autorização de introdução no mercado condicional de Remdesivir é suportada pelo ensaio global de Fase 3 de Remdesivir conduzido pelo National Institute of Allergic and Infectious Diseases dos EUA (NIAID). Uma autorização de introdução no mercado condicional na Europa é inicialmente válida por um ano, mas pode ser prorrogada ou convertida numa autorização de introdução no mercado (sem condições) após a apresentação de dados adicionais.

Os ensaios clínicos em curso continuam a avaliar a segurança e eficácia do Remdesivir, incluindo estudos de Remdesivir em combinação com medicamentos anti-inflamatórios e em populações especiais, incluindo doentes pediátricos. Está também a ser realizada investigação sobre novas formulações do Remdesivir que podelevar ao desenvolvimento de estudos em fases mais precoces da doença.

PR/HN/Vaishaly Camões

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Javier Jiménez (PharmaMar): “A inovação é o principal motor do nosso negócio”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, Javier Jiménez, Chief Medical Officer da PharmaMar, revela os avanços mais recentes do pipeline da empresa, os projetos em curso, a estratégia de inovação e a análise financeira, sublinhando o compromisso contínuo da PharmaMar com a investigação em oncologia baseada em compostos marinhos.

Médicos reforçam importância do diagnóstico precoce das doenças inflamatórias do intestino

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) está a promover uma campanha nacional de consciencialização para as Doenças Inflamatórias do Intestino (DII), que afetam mais de 25 mil pessoas em Portugal. Esta iniciativa surge no âmbito das comemorações do Dia Mundial das DII, assinalado a 19 de maio, e reforça a urgência de um diagnóstico mais rápido, de um acesso mais equitativo e de um acompanhamento contínuo e multidisciplinar.

Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa organiza o seu I Congresso a 24 de maio

A Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (SCML) vai realizar o seu I Congresso no próximo dia 24 de maio de 2025, no Medicina ULisboa Campus de Torres Vedras. Sob o tema “Repensar a Medicina: Inovação, Colaboração e a Saúde do Futuro”, o evento propõe-se a ser um espaço de reflexão e debate sobre os principais desafios da medicina contemporânea.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights