Dezenas de milhares de pessoas manifestam-se contra extrema-direita em Itália

17 de Outubro 2021

Dezenas de milhares de italianos manifestaram-se ontem em Roma contra a extrema-direita, após os violentos protestos contra o passaporte sanitário, atribuídos a neofascistas.

Os manifestantes ergueram cartazes dizendo “Fascismo, nunca mais”, na Praça San Giovanni – um lugar historicamente associado à esquerda –, e exigiram a proibição do grupo neofascista Forza Nuova (FN).

Os organizadores da manifestação de hoje falam em mais de 200 mil pessoas, que terão sido mobilizadas em 800 camionetas e 10 comboios.

Líderes do FN contavam-se entre os detidos após o ataque à sede do sindicato CGIL, a principal confederação sindical do país, que ocorreu durante a manifestação contra o passaporte sanitário, em 09 de outubro.

“Esta não é apenas uma resposta contra o fascismo. Esta praça simboliza todos aqueles em Itália que querem mudar o país e fechar a porta à violência política”, explicou o secretário-geral do sindicato CGIL, Maurizio Landini, referindo-se ao local da manifestação de hoje.

No passado dia 9, várias centenas de pessoas reuniram-se para protestar contra o passaporte sanitário imposto pelo Governo, no âmbito da luta contra a pandemia de Covid-19, provocando estragos, em particular no edifício sede da CGIL

Desde então, multiplicaram-se os apelos em Itália para banir o FN.

“Os grupos neofascistas devem ser banidos. Mas primeiro precisamos de educação antifascista nas escolas”, disse a estudante Margherita Sardi, uma das manifestantes que hoje marchou nas ruas de Roma.

O Partido Democrata (centro-esquerda), que tem liderado os pedidos para banir o FN, disse que a sua petição para que o parlamento se pronunciasse sobre esta matéria já tinha recolhido 100 mil assinaturas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights