Nove chefes de equipa demissionários e 5 de baixa no Hospital de Braga

26 de Outubro 2021

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) precisou esta terça-feira que foram nove os chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga que se demitiram, mas sublinhou que há outros cinco que neste momento não estão ao serviço.

Em declarações à Lusa, Jorge Roque da Cunha disse não ter dúvidas de que esses cinco “estão solidários” com os demissionários.

Em causa, explicou, estão cinco médicos que não se encontram ao serviço, ou por doença ou por licença de maternidade/paternidade, e que, como tal, “não podem legalmente apresentar a demissão”.

“Mas não tenho qualquer dúvida que estão todos solidários com os colegas que apresentaram a demissão”, referiu Jorge Roque da Cunha.

Na segunda-feira, o responsável tinha falado numa dezena de demissões.

Assim, de um total de 16 chefes de equipa do Serviço de Urgência do Hospital de Braga, nove demitiram-se na segunda-feira em forma de protesto contra a falta de condições de trabalho e o “desinvestimento” no Serviço Nacional de Saúde.

Contactada pela Lusa, a administração do hospital disse que os chefes de equipa que se demitiram são “cerca de metade” do total e que o Serviço de Urgência “mantém o normal funcionamento”.

Diz ainda que está “em diálogo” com os chefes de equipademissionários “por forma a chegar a um consenso célere entre todos os intervenientes”.

Em declarações à Lusa, o secretário-geral do SIM, Jorge Roque da Cunha, manifestou solidariedade para com os demissionários, sublinhando que este é mais um “grito de alerta” para a “escassez” de profissionais e de meios que se regista “um pouco por todos os hospitais públicos do país”.

“Quando um especialista que trabalha 40 horas semanais recebe cerca de 1.800 euros líquidos de salário, e quando um especialista que trabalha 35 horas recebe 1.150 euros, é fácil compreender a fuga para o privado”, referiu.

Para o dirigente sindical, esta é uma realidade que se mantém há 10 anos, pelo que é “fundamental” que o Governo receba os sindicatos e negoceie uma nova grelha salarial.

“Com estes salários, hoje um médico sai do SNS, vai para o privado e (…) em três dias recebe tanto como receberia num mês”, sublinhou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights