RTP e Visão vencem prémio de jornalismo da Liga Portuguesa Contra Cancro

30 de Outubro 2021

Uma reportagem da RTP e outra da Visão são as vencedoras dos prémios de jornalismo promovidos pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que analisou 16 trabalhos candidatos e atribuiu ainda duas menções honrosas.

“Este ano houve muito mais trabalhos enviados, o que não admira. No fundo, tivemos, e ainda temos, uma pandemia e a maior parte dos trabalhos dedicavam-se à problemática da doença oncológica em tempo de pandemia”, disse à Lusa o presidente da LPCC, Vitor Rodrigues.

Os trabalhos vencedores, que recebem 5 mil euros cada, foram “As outras feridas da covid-19” (audiovisual), da jornalista Paula Rebelo, transmitida pela RTP, e “Os dramas dos doentes sem covid-19” (imprensa), de Mariana Almeida Nogueira e Vânia Maia, publicada na revista Visão.

O responsável disse ainda que a qualidade dos trabalhos dificultou a decisão e que a Liga decidiu atribuir ainda duas menções honrosas: “NO KACHI: Vencer o cancro em tempos de pandemia”, de Carolina Ferreira (Antena 1), e “O confinamento dos internados com cancro”, de Manuela Guerreiro, publicada no Correio da Manhã (Revista de Domingo).

O júri foi constituído pelo presidente da LPCC, pela ex-ministra da Saúde e responsável da Dignitude Maria de Belém Roseira, pelos bastonários das ordens dos Médicos (Miguel Guimarães), Enfermeiros (Ana Rita Cavaco) e Farmacêuticos (Ana Paula Martins), pela diretora do Cenjor, Deolinda Almeida, e pela investigadora do centro de neurociências e biologia celular da Universidade de Coimbra Catarina Resende de Oliveira.

Os prémios serão entregues numa cerimónia que decorre na Ordem dos Médicos, em Lisboa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights