“O autoagendamento das pessoas com mais de 70 anos vai decorrer a partir de segunda-feira, tendo sido possível antecipar ainda para hoje [ontem] o agendamento acima dos 75 anos”, avançou o departamento liderado por Graça Freitas, adiantando que essas marcações podem ser feitas no portal Covid-19 na internet.
Neste portal será agendada a administração das duas vacinas em simultâneo, mas no centro de vacinação o utente poderá optar pela toma de apenas uma delas, explicou ainda a DGS.
Também a partir da próxima segunda-feira, as pessoas com 80 ou mais anos poderão deslocar-se a um centro de vacinação em regime de “casa aberta”, mas devem antes consultar os horários dos centros da sua residência e procurar, sempre que possível, os períodos da tarde, que têm geralmente menos afluência, refere ainda a DGS em comunicado.
Esta dose de reforço da vacina contra a Covid-19 deve ser realizada com as vacinas da Moderna (Spikevax) ou da Pfizer (Comirnaty), pelo menos seis meses (180 dias) após a vacinação completa, segundo a Direção Geral da Saúde (DGS).
“A coadministração das duas vacinas está a ter uma grande adesão por parte da população, excedendo os 90% de aceitação em vários locais do país”, assegurou a direção-geral, alertando que a “vacinação é essencial especialmente esta altura do ano, em que é expectável a circulação de vários vírus respiratórios e poderá verificar-se igualmente o impacto das temperaturas baixas na saúde da população”.
Segundo os dados ontem divulgados, 86% da população já tem a vacinação completa contra a Covid-19, enquanto 315 mil pessoas já receberam a terceira dose ou a dose adicional contra a doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2.
Em relação à gripe, já foram administradas 740 mil vacinas e 193 foram dadas em coadministração com a vacina da Covid-19.
LUSA/HN
0 Comments