Governo britânico vai impor vacinação a trabalhadores do serviço público de saúde

9 de Novembro 2021

A vacinação contra a Covid-19 vai ser, a partir de 01 de abril, obrigatória para os trabalhadores do serviço público de saúde do Reino Unido, anunciou esta terça-feira o Governo britânico.

Após consultas sobre o assunto, “cheguei à conclusão de que todos os que trabalham para o serviço público de saúde devem ser vacinados”, afirmou o ministro da Saúde britânico, Sajid Javid, no parlamento.

A vacinação só não será obrigatória para aqueles que não trabalhem em contacto com doentes ou não possam ser vacinados por motivos de saúde.

O ministro insistiu que os trabalhadores do serviço nacional de saúde britânico (NHS, na sigla em inglês) que estão relutantes em receber o fármaco devem ser convencidos com base na pedagogia, frisando que ninguém “deve ser apontado ou considerado como um ‘bode expiatório’”.

Citando os números mais recentes, Sajid Javid disse que “90% do pessoal do NHS recebeu pelo menos duas doses” da vacina, embora em alguns hospitais “o número esteja perto de 80%”.

Os trabalhadores do setor de cuidados de saúde do NHS não serão obrigados a vacinar-se antes do inverno, embora o Governo britânico reconheça que a situação epidemiológica pode tornar-se complicada nas próximas semanas, já que se teme um aumento das infeções por Covid-19 associadas a outros vírus sazonais, como o da gripe.

O NHS tem quase 1,2 milhões de funcionários, incluindo mais de 627 mil cuidadores.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.053.909 mortes em todo o mundo, entre mais de 250,2 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência francesa de notícias AFP.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Grávida tem bebé em ambulância à porta de casa no Seixal

Um bebé nasceu hoje numa ambulância dos Bombeiros do Seixal, à porta de casa da grávida, enquanto eram aguardadas indicações sobre para que hospital se deveriam dirigir, dado que as urgências de obstetrícia do hospital de Almada estão fechadas.

Sofia Correia de Barros: “Portugal é Exemplo Mundial na Qualidade do Tratamento de Diálise”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, Sofia Correia de Barros, Presidente da Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), destaca os desafios da literacia em saúde, a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crónica, e faz o balanço das quatro décadas de trabalho da associação, sublinhando a necessidade de inovação e de uma maior valorização do setor em Portugal.

Slow Art: Um Caminho para o Bem-Estar

Num mundo acelerado, onde a atenção é cada vez mais fragmentada e o tempo limitado, a arte pode ser um espaço de silêncio, presença e reencontro com o essencial. Este é o mote do curso Slow Art: A Arte como um Caminho para o Bem-Estar, leccionado por Mário Rodrigues, no Museu do Oriente, a 10 de Maio.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights