“Hoje há três novos casos positivos a reportar, tratando-se de três turistas pertencentes a um grupo proveniente da Suíça, em que um elemento testou positivo à chegada, na última semana”, refere a entidade, em comunicado, sublinhando que os três viajantes permaneceram em isolamento e sob vigilância das autoridades de saúde desde a sua chegada à região.
O resultado positivo para Covid-19 foi confirmado hoje, dia em que foram também identificadas mais sete situações que se encontram em estudo.
“Trata-se de sete viajantes identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas na Unidade de Rastreio de covid-19 do Aeroporto da Madeira”, esclarece o IASAÚDE.
Por outro lado, o caso assinalado como recuperado diz respeito a um viajante que permanecia em isolamento numa unidade hoteleira dedicada.
No total, a região registou até à data 111 casos confirmados de Covid-19, dos quais 98 são casos recuperados e 13 são casos ativos.
“Os 13 casos ativos consistem em 10 casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas na Unidade de Rastreio de COVID-19 do Aeroporto da Madeira e três casos de transmissão local”, indica o IASAÚDE.
Destas pessoas, oito cumprem isolamento numa unidade e as restantes se encontram -se em isolamento em domicílio provisório.
Atualmente, 14.880 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, agora com recurso à aplicação ?MadeiraSafeToDiscover’, 6.467 das quais estão em vigilância ativa.
No contexto da operação de rastreio de viajantes à entrada nos aeroportos da Madeira e do Porto Santo, em vigor desde 01 de julho, há já a reportar um total cumulativo de 17.794 colheitas para teste ao novo coronavírus realizadas até às 18:00 de hoje, o que corresponde a cerca de 50% dos passageiros desembarcados no arquipélago.
Em Portugal, morreram 1.738 pessoas das 51.463 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 685 mil mortos e infetou mais de 17,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
LUSA/HN
0 Comments