Nove estados brasileiros estão quase sem camas de tratamento intensivo nos hospitais

4 de Fevereiro 2022

Nove estados brasileiros registaram mais de 80% de ocupação das camas de tratamento intensivo destinadas a pacientes com Covid-19 em estado grave, informou esta quinta-feira uma nota técnica divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os dados recolhidos pelo Observatório covid-19 Fiocruz, que analisa o cenário da pandemia no país, indicam que na última semana 13 estados brasileiros apresentaram aumento das taxas de ocupação e nove estão na zona de alerta crítico.

Os estados onde a ocupação das camas de tratamento intensivo nos hospitais é maior são: Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Amazonas.

A nota destacou ainda que “o comportamento das taxas de ocupação em estados e capitais parece apontar para a interiorização de casos de Covid-19 pela estirpe Ómicron”.

Com quase 630 mil mortos e 25,7 milhões de notificações positivas, o Brasil é um dos países mais afetados pela pandemia de Covid-19, ocupando o segundo lugar em número de mortes, atrás dos Estados Unidos da América, e o terceiro em número de infeções, depois dos Estados Unidos e da Índia.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.698.322 de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante do mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights