Explosão de mina antitanque mata três pessoas e fere duas na província angolana do Cunene

21 de Fevereiro 2022

A explosão de uma mina antitanque provocou a morte de três pessoas e dois feridos, na comuna de Môngua, município de Cuanhama, província angolana do Cunene, soube esta segunda-feira a agência Lusa de fonte dos bombeiros local.

Segundo o comandante provincial do serviço de proteção civil e bombeiros do Cunene, intendente bombeiro Paulo Calunga, foram chamados a fazer a recolha dos cadáveres das três pessoas que morreram no local do acidente.

Paulo Calunga disse que o Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA) transportou os feridos para o hospital.

“Esta família estava a lavrar quando foi acionado o engenho, uma mina antitanque”, disse o comandante dos bombeiros no Cunene, recordando que a comuna da Môngua “foi uma espécie de teatro da guerra de invasão sul-africana”.

O responsável salientou que as famílias que ali residem, passados anos, esqueceram-se que aquela região foi zona de acampamento militar “e vão levando uma vida normal”.

“Pessoas que já lá estão há bastante tempo, mas infelizmente ocorreu isso”, frisou.

Por sua vez, o administrador comunal de Môngua, Nicolau Matchipéua, contactado pela Lusa, disse que está já a tratar com administração municipal o assunto relacionado com os funerais das vítimas.

Nicolau Matchipéua confirmou a morte de três pessoas e o ferimento de duas outras, no domingo, ao acionarem a mina, quando se encontravam a lavrar a terra.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos: “A resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino”

“Para além do eixo intestino-cérebro, que é o mais conhecido, existem outras relações do intestino com muitos outros órgãos, como o sistema cardiovascular, o sistema endócrino (influenciando a tiroide, a fertilidade, por exemplo), doenças reumáticas e até resistência à insulina.” Portanto, a “resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino, e a chave para os resolver está naquilo que comemos”, segundo a nutricionista Maria Inês Antunes, que integra os órgãos sociais da Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP).

Câmara de Porto de Mós entrega seis viaturas a USF do concelho

A Câmara de Porto de Mós vai entregar seis viaturas às unidades de saúde familiar (USF) do concelho, iniciativa que integra a descentralização de competências do Estado central na área da saúde, disse esta quarta-feira o presidente do município.

Fundo de Formação do SIM tem candidaturas até 31 de maio

O prazo de apresentação de candidaturas para o Fundo de Formação do SIM, cujo objetivo é contribuir para a formação pós-graduada dos Médicos Internos, associados do Sindicato há pelo menos um ano, prolonga-se até 31 de maio. Está disponível uma verba de 150.000€ para 2024.

Abertas candidaturas para bolsa ‘ReMission’

Já estão abertas as candidaturas para a bolsa ‘ReMission’, uma iniciativa que visa promover a investigação científica nas áreas das neoplasias de células B maduras.  Este é um projeto da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights