Parlamento canadiano aprova extensão de poderes de emergência

22 de Fevereiro 2022

O Parlamento do Canadá aprovou uma extensão dos poderes de emergência para reprimir os protestos contra as restrições de combate à pandemia de Covid-19 que paralisaram a capital e bloquearam fronteiras.

A extensão da lei de medidas de emergência, invocada a 14 de fevereiro pelo primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, foi aprovada, na segunda-feira à noite, por 185 votos a favor e 151 contra, na Câmara dos Comuns.

Trudeau tem sido fortemente criticado pela oposição por invocar uma lei raramente utilizada em tempo de paz.

O primeiro-ministro canadiano disse anteriormente que os poderes de emergência ainda eram necessário, apesar da polícia ter conseguido recuperar a quase totalidade do controlo da cidade de Otava.

A capital esteve paralisada durante 24 dias por camionistas que se opunham à política de saúde do governo do país, relacionada com o combate à covid-19.

Otava era o último reduto do movimento contra as restrições impostas devido à pandemia, autodenominado ‘Freedom Convoy’ [comboio da liberdade, em tradução livre], após três semanas de manifestações e bloqueios que encerraram as fronteiras entre o Canadá e os Estados Unidos, causando danos económicos a ambos os países.

O ministro da Segurança Pública e Prevenção de Emergências canadiano, Bill Blair, disse que houve uma nova tentativa de bloquear uma passagem de fronteira na Colúmbia Britânica no fim de semana.

O movimento histórico de protesto no Canadá, iniciado em finais de janeiro, poderá vir a ter um efeito duradouro nos debates políticos do país.

O movimento de protesto canadiano inspirou outros além-fronteiras, nomeadamente em França e na Nova Zelândia.

A polícia de Washington preparava-se esta segunda-feira para a eventual chegada de um comboio de camionistas, coincidindo com o tradicional discurso do Presidente norte-americano no Congresso dos Estados Unidos, em 01 de março, podendo vir a ser instalada uma vedação em torno do Capitólio.

Otava ainda não calculou o impacto económico resultante da crise, durante a qual vários postos fronteiriços importantes entre os Estados Unidos e o Canadá foram paralisados, forçando muitas fábricas a suspender a produção.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sobrecarga pressiona saúde mental e organismo dos futebolistas

O calendário de jogos cada vez mais preenchido pressiona a saúde mental dos futebolistas de topo a nível mundial, nota uma especialista, mas também provoca alterações químicas no organismo, requerendo atenção redobrada e até alterações na nutrição.

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This