Portugal elogia condições de Cabo Verde para instalar Instituto de Medicina Legal

9 de Março 2022

O presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) português, Francisco Corte Real, disse hoje, na Praia, que Cabo Verde tem “todas as condições” para em menos de 10 anos instalar em pleno um organismo semelhante.

“Penso que Cabo Verde tem todas as condições para, em pouco tempo, ter um Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses de grande qualidade”, elogiou o presidente, que está na cidade da Praia para participar num fórum sobre a implementação desse instituto no país.

O Governo de Cabo Verde tem desde 2017 em curso a instalação o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF), projeto que conta com o apoio de Portugal, onde muitos profissionais cabo-verdianos realizaram formação para o efeito.

“E sempre revelaram tudo aquilo que é necessário na área da medicina legal, que é objetividade, profundidade, rigor e independência”, descreveu Francisco Corte Real, que destacou igualmente a vontade e o apoio político “muito grande” do Governo no processo.

“Há uma consonância absoluta de objetivos e considero que, para o futuro da medicina legal tanto de Cabo Verde como de Portugal, há sempre vantagens mútuas na colaboração e todos ficamos a ganhar”, previu a mesma fonte, em declarações à Lusa.

O apoio de Portugal a Cabo Verde tem sido diretamente, a nível das formações, mas também no seio da rede dos serviços médico-legais e forenses de língua portuguesa, prosseguiu o mesmo responsável, notando um “excelente relacionamento” entre a medicina legal dos dois países.

Depois das formações, Cabo Verde está agora em fase de instalação do seu instituto, o que Francisco Corte Real espera venha a ser uma realidade em menos de 10 anos, sendo os primeiros dois para a parte laboratorial e para as instalações físicas.

“Considero que há todas as condições para que, muito em breve, o instituto seja uma realidade, a funcionar, a servir a Justiça, principalmente a servir a vítimas dos crimes, entre outros que muito beneficiam de um sistema robusto e cientificamente muito fundamentado”, afirmou.

O dirigente garantiu que vai continuar a haver um “apoio mútuo” dos dois países, quer de forma bilateral, quer no âmbito da rede dos serviços médico-legais e forenses de língua portuguesa.

A instalação do instituto em Cabo Verde, que será nas antigas instalações da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), na cidade da Praia, conta com o apoio de Portugal e o Governo cabo-verdiana pretende que seja de forma faseada e estar a funcionar em pleno em menos de 10 anos.

Durante o fórum, que foi aberto pela ministra da Justiça de Cabo Verde, Joana Rosa, o presidente do INMLCF português vai falar sobre a formação em medicina legal e a qualidade pericial médico-legal.

Organizado pelo Ministério da Justiça, o evento pretende abranger os podres executivo e judicial, pessoal de saúde, docentes e discentes da área da saúde, investigadores criminais, profissionais da área jurídica, da educação e ensino superior, seguradoras e demais intervenientes no âmbito da medida legal e ciências forenses.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights