PM britânico determinado em “continuar com o trabalho” e volta a recusar demissão

30 de Março 2022

O primeiro-ministro britânico afirmou esta quarta-feira que o executivo está determinado em prosseguir com o seu trabalho, recusando novamente demitir-se após a polícia ter multado diversos funcionários governamentais por violação das restrições sanitárias decretadas no âmbito da pandemia de Covid-19.

Esta posição de Boris Johnson surge um dia depois de a Polícia Metropolitana de Londres ter informado que ia emitir 20 multas por violação das regras sanitárias impostas durante a pandemia de Covid-19 no Reino Unido na sequência de festas realizadas em edifícios governamentais, incluindo na residência e gabinete oficial do primeiro-ministro, em Downing Street.

Johnson foi hoje confrontado no parlamento pelo líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, que ao citar o código de conduta ministerial, segundo o qual os ministros que “conscientemente enganam a Câmara devem demitir-se”, lançou a questão: “Porque é que ele ainda aqui está?”.

Em resposta, Boris Johnson afirmou que “os investigadores [da polícia] devem continuar com o seu trabalho”.

“Enquanto isso vamos continuar com o nosso trabalho”, prosseguiu o governante britânico.

O escândalo em questão é conhecido por “Partygate” devido aos relatos de festas alegadamente ilegais realizadas em edifícios do Governo do Reino Unido enquanto vigoravam restrições sanitárias no âmbito da crise pandémica e que envolveram assessores do primeiro-ministro, o próprio Boris Johnson e até a sua mulher, Carrie Johnson.

A polícia disse que não iria revelar a identidades das pessoas multadas, mas o porta-voz de Boris Johnson comprometeu-se a divulgar se o primeiro-ministro receber uma notificação.

A confirmação de que funcionários do Governo violaram a lei levou a oposição a acusar o primeiro-ministro de mentir na Câmara dos Comuns quando afirmou anteriormente que nenhuma regra tinha sido desrespeitada, situação que pode levar à demissão.

A polícia não deu indicação de quando irá concluir a investigação, que se centra sobre mais de 100 pessoas e em pelo menos 12 festas alegadamente ilegais, mas disse que poderá emitir mais multas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This