EUA deixam cair norma sanitária que justifica deportação de migrantes ilegais

2 de Abril 2022

Os Estados Unidos anunciaram sexta-feira que vão deixar de aplicar, a partir de 23 de maio, uma norma sanitária que permitia a expulsão de migrantes indocumentados que procurassem asilo no país, com o pretexto de controlar a propagação da covid-19.

Segundo os Centros de Controlo de Doenças dos Estados Unidos, a norma deixa de ter aplicada tendo em conta “as condições atuais de saúde pública e uma maior disponibilidade de meios para combater a covid-19, como vacinas”.

A norma, conhecida como “Título 42”, faz parte da legislação sobre saúde pública nos Estados Unidos desde 1944 e voltou a estar em vigor em 2020 na administração de Donald Trump, como justificação para conter a entrada de possíveis portadores de covid-19 no país, vindos do México.

A aplicação da norma foi amplamente criticada pelos democratas e pelos ativistas dos direitos dos migrantes, sobretudo por ter sido mantida durante a administração de Joe Biden.

À luz desta norma, os migrantes que tentaram entrar sem documentação nos Estados Unidos foram expulsos mais de 1,7 milhões de vezes, escreveu a Associated Press.

A Casa Branca já fez saber que continuará a deportar os migrantes que entrem no país de forma irregular, porém não será à luz daquela norma sanitária.

“Para ser claro, as pessoas que cruzarem a fronteira sem autorização legal serão imediatamente alvo de procedimentos de deportação e serão reemcainhadas rapidamente aos seus países”, afirmou a diretora de comunicação da administração de Biden, Kate Bedingfield.

No passado dia 12 de março, os Estados Unidos já tinham anunciado o fim da aplicação desta norma a migrantes menores, se procurassem asilo desacompanhados de um adulto.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Primeira ativação remota de fotofármacos testada com sucesso

Investigadores da Universidade de Barcelona criaram o primeiro dispositivo sem fios capaz de ativar fotofármacos por controlo remoto, permitindo tratar dor de forma precisa e personalizada, minimizando efeitos adversos dos opiáceos.

Cleptomania

Alberto Lopes – neuropsicólogo/hipnoterapeuta

“Se tocam numa mulher, respondemos todas”

Contra a misoginia organizada ‘online’, o neomachismo e toda a violência sobre as mulheres, elas recusam o silêncio, usam as redes sociais para expor agressores e formaram um exército de resistência feminina: “Se tocam numa, respondemos todas”.

Pipeta Revolucionária Ativa Neurónios Individuais com Precisão Iónica

Investigadores da Universidade de Linköping desenvolveram uma pipeta inovadora que ativa neurónios individuais através da libertação precisa de iões, sem perturbar o ambiente extracelular. A técnica revelou dinâmicas complexas entre neurónios e astrócitos, abrindo portas a tratamentos de precisão para doenças como a epilepsia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights