XXII Jornadas da A.N.D.A.R abordam impacto da felicidade na saúde

7 de Abril 2022

As XXII Jornadas da A.N.D.A.R (Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide) realizam-se hoje, a partir das 9h, no Hotel Altis, em Lisboa.

O evento foca-se no impacto da felicidade na saúde – tema que será abordado por José António Pereira da Silva, reumatologista e professor catedrático de Reumatologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. O especialista defende que o alívio da tensão psicológica provoca a redução da tensão e da contração dos músculos, reduzindo, assim, o cansaço e a dor.

Na conferência inaugural, com início às 9h, a Professora Raquel Lucas, da Universidade do Porto, falará da saúde musculoesquelética na população e do impacto das doenças reumáticas.

Já a psicóloga Mariana Marques mostrará exercícios práticos para aumentar a felicidade.

Segundo Arsisete Saraiva, presidente da A.N.D.A.R, “o estado psicológico e mental dos doentes tem um forte impacto na sua saúde e consequentemente na artrite reumatoide”.

Além da felicidade, as XXII Jornadas abordam a importância da alimentação nos doentes com artrite reumatoide, contando com a participação de Catarina Sousa Guerreiro, mestre em Nutrição Clínica, as vacinas em tempo de pandemia e como o doente com artrite pode ajudar o seu reumatologista a tratá-lo.

Em Portugal, existem cerca de 50.000 a 70.000 doentes diagnosticados com artrite reumatóide, uma doença inflamatória crónica com maior prevalência no sexo feminino. O principal sintoma é a inflamação das articulações, que pode levar a deformidades. Quando não tratada precocemente, traz graves consequências para os doentes.

António Vilar, reumatologista e secretário-geral da A.N.D.A.R, alertou: “estudos variados mostram que a adesão à medicação a longo prazo pode estar comprometida em quase 45% dos doentes”.

“Através da partilha de informação e de conhecimentos, dirigidos preferencialmente a doentes, familiares e amigos, podemos aumentar o bem-estar das pessoas que vivem com artrite reumatóide e aumentar a literacia sobre esta patologia”, sublinhou Arsisete Saraiva.

Mais informações em https://www.andar-reuma.pt/.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights