Alemanha pode ter de deitar fora três milhões de doses de vacinas

12 de Abril 2022

O Ministério da Saúde da Alemanha adiantou hoje que o país pode ter de deitar fora três milhões de doses da vacina contra a covid-19, uma vez que terminam o prazo de validade no final de junho.

“Há um certo risco de as vacinas serem descartadas”, disse o porta-voz do Ministério da Saúde, Hanno Kautz.

No entanto, Hanno Kautz lembrou que a vacina da Pfizer/BioNtech pode ser armazenada por mais tempo do que se esperava, sendo que as autoridades alemãs acreditam que três milhões de doses podem ter de ser deitadas fora ou destruídas até ao final de julho – muito abaixo da estimativa anterior de 10 milhões de doses.

“Temos mais vacinas disponíveis neste momento do que aquelas que estão a ser usadas e do que as que podemos doar”, atentou o porta-voz do Ministério da Saúde.

Hanno Kautz anotou ainda que o programa apoiado pela ONU de distribuição de vacinas para países mais pobres (COVAX) não está a aceitar doações.

O programa de vacinação contra a covid-19 na Alemanha diminuiu de forma considerável, com uma média de apenas de 33 mil vacinas administradas por dia na última semana – em comparação com mais de um milhão quando a campanha de reforço estava em andamento em dezembro de 2021.

Cerca de 76% da população foi totalmente vacinada e 59% recebeu a dose de reforço.

As autoridades de saúde alemãs não estão satisfeitas com a taxa de vacinação, principalmente nos idosos, mas, na semana passada, o parlamento rejeitou uma proposta para exigir que todas as pessoas com 60 anos ou mais fossem vacinadas.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights