Madeira deve abolir uso de máscara no interior a partir de meados de maio

21 de Abril 2022

O uso de máscara nos espaços interiores deverá ser abolido na Madeira a partir de meados de maio, anunciou hoje o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

“Se as coisas evoluírem favoravelmente, a nossa ideia é já em maio, com exceção das unidades de saúde e lares, abolir o uso de máscara no interior”, afirmou o chefe do executivo madeirense aos jornalistas à margem da visita que efetuou à primeira unidade regional e nacional do Doente Frágil, no Hospital dos Marmeleiros, nos arredores do Funchal.

O governante insular salientou que a situação da pandemia de covid-19 no arquipélago está a ser acompanhada pela Direção Regional de Saúde na Madeira, entidade que “decide” as medidas preventivas e de combate a adotar.

Miguel Albuquerque adiantou ainda que a única exceção ao fim da obrigatoriedade do uso de máscara serão as unidades de saúde, os lares e locais onde exista concentração de pessoas com “mais patologias e vulnerabilidades”.

Para o responsável do Governo Regional, a medida vai ser adotada “atendendo à evolução da própria doença, à circunstância de 91% da população [da Madeira] estar totalmente vacinada”.

“Penso que estamos a apontar para o meio de maio, a partir do dia 15 de maio isto entrar em vigor”, disse.

Quanto à possibilidade da abolição do uso de máscaras nos transportes públicos, Miguel Albuquerque realçou que está ainda a ser “equacionada” pelas autoridades regionais.

Ainda segundo o presidente do Governo madeirense, a região não regista neste momento casos graves de infeção por SARS-CoV-2, estando reportadas situações de “pessoas que têm patologias associadas e contraíram covid”.

Miguel Albuquerque enfatizou que as autoridades ligadas ao setor da saúde no arquipélago estão a “acompanhar a situação” e a evolução pandémica, assegurando que vai ser “tomada uma medida responsável”.

“Não é acabar por acabar [o uso da máscara]. Não vale a pena estarmos a tomar decisões irresponsáveis. Temos de fazer com cuidado”, insistiu.

O Governo Regional da Madeira prolongou a situação de alerta devido à pandemia de covid-19 até 30 de abril, mantendo o uso de máscara nos espaços interiores.

De acordo com informação dos internamentos na Madeira por covid-19, divulgada hoje pelo Serviço Regional de Saúde (Sesaram), estão hospitalizadas 58 pessoas no arquipélago, das quais apenas sete não estão vacinadas.

A Madeira regista um total de 265 óbitos associados à covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights