“Clínica Estrelinha” desmistifica medo das crianças da Guarda pelo médico e enfermeiro

23 de Maio 2022

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda retomou hoje o projeto “Clínica Estrelinha”, que vai envolver 700 crianças e que tem como objetivo desmistificar o medo dos mais novos em relação ao médico e ao enfermeiro.

A “Clínica Estrelinha” foi “inaugurada” hoje de manhã, no centro comercial da Guarda e é organizada pela ULS, através da equipa de médicos internos da Unidade de Saúde Familiar “A Ribeirinha” e ao qual se associaram os restantes médicos internos de Medicina Geral e Familiar.

O projeto tem como público-alvo crianças da cidade da Guarda e da região, do ensino pré-escolar e do 1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

A iniciativa, que decorre até domingo, vai na terceira edição e foi retomada após uma paragem de dois anos devido à pandemia por Covid-19.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da ULS da Guarda, João Barranca, com a atividade a instituição pretende “desmistificar o papel dos profissionais de saúde e das instituições de saúde”.

“Com esta iniciativa pretendemos que os mais pequenos percam o receio e os medos na hora de se dirigirem a uma instituição de saúde. Pretendemos também fazer uma explicação de alguns hábitos e fazer a promoção da saúde”, disse o responsável à agência Lusa.

A médica Maria de Jesus Clara, coordenadora da Unidade de Saúde Familiar “A Ribeirinha”, explicou à Lusa que a iniciativa, que foi interrompida devido à pandemia, foi retomada este ano “dada a importância e a aceitação” das escolas e do centro comercial La Vie que cede as instalações.

A “Clínica Estrelinha” pretende uma aproximação às crianças “no sentido de desmistificar o medo dos médicos, dos enfermeiros e das injeções”, e para promover “a educação para a saúde” através de bons hábitos de alimentação e de higiene, por exemplo, vincou a responsável.

A atividade “teve sempre muita aceitação”, embora este ano, talvez pela paragem de dois anos, o pedido de participação foi maior, sublinhou Maria de Jesus Clara.

A médica Bárbara Oliveira, da organização, explicou que no âmbito do projeto estão a funcionar dois gabinetes médicos “onde as crianças levam o seu bonequinho e apresentam um problema de saúde e o médico explica que tipo de exames faz, como vai observar e qual é o tratamento”.

Existe também um gabinete de enfermagem “virado para o tratamento das feridas, para a administração de soros e de algumas medicações” e também uma máquina de TAC [Tomografia Axial Computorizada] ​​​​para “combater o medo” dos aparelhos que equipam os serviços de imagiologia dos hospitais.

O projeto “Clínica Estrelinha” recebe, até sexta-feira, das 10:00 às 16:00, os alunos das escolas inscritas. No sábado e no domingo, estará aberto ao público das 14:00 às 18:00.

A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal da Guarda.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This