Relatório alerta para movimentos antissistema e negacionistas durante a pandemia

26 de Maio 2022

 O Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) esta aprovado alerta para o surgimento de “movimentos inorgânicos antissistema” durante a pandemia da Covid-19 com “paradigmas negacionistas e fomentando ações de desobediência civil”.

“Importa ainda destacar a emergência de movimentos inorgânicos antissistema, perfilhando paradigmas negacionistas e fomentando ações de desobediência civil, apesar de, estes últimos, em menor escala”, refere o documento referente a 2021.

O RASI adianta ainda que 2021 foi marcado pela Covid-19 sob os regimes de calamidade, de contingência e de alerta e, sobretudo, de estado de emergência, que foi sucessivamente renovado, o que “obrigou a uma forte mobilização de recursos para assegurar a boa execução das medidas de combate” à pandemia.

Segundo o documento, essa mobilização exigiu uma “constante adaptação e capacidade de resposta em todo o território nacional, quer a nível de intervenção quer na própria articulação” das forças e serviços de segurança.

“Assinale-se o papel preponderante das Forças de Segurança e das Forças Armadas no planeamento e operacionalização das medidas visando a prevenção, a contenção e mitigação da transmissão da covid-19”, sublinha o relatório, que destaca também a intervenção dessas forças na execução do plano de vacinação contra a Covid-19.

O RASI foi ontem aprovado no Conselho Superior de Segurança Interna, presidido pelo primeiro-ministro. ​

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Infarmed aprova financiamento de Enhertu

O financiamento de Enhertu (transtuzumab deruxtecano) foi aprovado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos, INFARMED, I.P., para o tratamento de doentes adultos com cancro de mama HER2- positivo, irressecável ou metastizado, que receberam dois ou mais regimes anti-HER2 ou que receberam um regime anterior anti-HER2, que incluiu trastuzumab para a doença avançada.

Angelini Pharma anuncia lançamento de novo medicamento

A Angelini Pharma Portugal acaba de anunciar o lançamento no mercado português de cenobamato, um fármaco anticrise epilética (FACE) para o tratamento adjuvante de crises focais, com ou sem generalização secundária.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights