Líbano prolonga estado de emergência até ao final do ano

26 de Agosto 2020

As autoridades libanesas anunciaram quarta-feira a extensão do estado de emergência no país até ao final do ano para evitar a propagação da pandemia Covid-19, depois de os casos terem aumentado após as duas explosões no porto de Beirute.

Depois de uma reunião no palácio presidencial, o Conselho Supremo de Defesa anunciou a extensão até 31 de dezembro do estado de “mobilização geral” para “implementar as medidas e procedimentos impostos pelo Ministério do Interior” para o novo coronavírus, segundo informou o presidente do país, Michel Aoun.

Entre essas medidas está o uso obrigatório de máscara em qualquer espaço público e a manutenção da capacidade da indústria hoteleira em 50%.

Aoun indicou que o Conselho Supremo de Defesa pediu “que todas as forças militares de segurança sejam estritas no cumprimento das normas”, bem como em face de qualquer violação que “leve à disseminação do coronavírus”.

O Líbano está em estado de emergência desde 15 de março devido à pandemia da Covid-19.

O primeiro-ministro interino, Hasan Diab, afirmou antes de começar a reunião que se as infeções continuarem a aumentar, a situação sanitária “deixa de estar sob controlo”.

Desde julho que os casos de Covid-19 têm aumentado no país mediterrânico, mas a explosão em Beirute a 04 de agosto fez disparar as infeções.

Este aumento dos casos torna-se mais complicado porque quatro hospitais e metade dos centros de saúde da capital libanesa estão fora de serviço devido aos danos da deflagração de 2.750 toneladas de nitrato de amónio, que explodiram no porto de Beirute e deixaram pelo menos 182 mortos e mais de seis mil feridos.

Para controlar a situação, as autoridades libanesas anunciaram, em 18 de agosto, um recolher obrigatório noturno de 21 de agosto a 06 de setembro.

Na terça-feira, o Líbano registou 12 mortes por covid-19, um recorde desde que foi registado o primeiro caso no país, no dia 21 de fevereiro.

Até agora o país contabiliza 13.687 infeções e 138 mortes provocadas pelo novo coronavírus.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 813 mil mortos e infetou mais de 23,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights