Chega requer audição urgente do presidente do INEM no parlamento

4 de Agosto 2022

O Chega requereu esta quarta-feira a audição, com caráter de urgência, do presidente do INEM para que Luís Meira dê explicações à Assembleia da República sobre "as falhas na prestação de socorro" e a "falta de coordenação".

“As falhas do INEM na prestação de socorro, a falta de coordenação denunciada por alguns dos intervenientes do SIEM [Sistema Integrado de Emergência Médica], assim como a estratégia (se existir) para as evitar, carecem, pois, se ser urgentemente esclarecidas perante os representantes dos cidadãos, dada a situação de alarme social existente”, justificam os deputados Pedro Frazão e Filipe Melo no requerimento endereçado à Comissão de Saúde e divulgado hoje pelo partido.

O Chega dá como exemplo o caso de uma mulher que “caiu numa passadeira em Campolide”, Lisboa, no dia 18 de julho, “tendo esperado mais de 1 hora e 15 minutos pela assistência médica”.

O partido refere que a mulher acabou por falecer e que “responsáveis do INEM afirmaram que naquele momento [o Instituto] não tinha viaturas disponíveis”.

“Atentas as informações e as denúncias públicas existentes neste âmbito, é fácil chegar à conclusão de que esta não é uma situação única. Os relatos de utentes, as denúncias de técnicos e sindicalistas e as queixas de responsáveis dos bombeiros tornadas públicas assim o demonstram”, salienta o Chega.

Os deputados do partido de extrema-direita indicam igualmente que esta situação não é nova e que no ano passado “as viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER) do INEM estiveram 5.400 horas paradas por falta de tripulação, ou seja, por falta de médico para garantir assistência em casos urgentes”.

“No total, as ambulâncias estiveram operacionais quase sete mil horas, com a pior taxa de inoperacionalidade desde 2014”, acrescentam.

Apontando que “o problema é mais grave no interior do país”, o Chega refere que “em 2021 as VMER dos hospitais da Guarda, Covilhã, Castelo Branco e Portalegre estiveram um total de 3.254 horas inoperacionais, o que corresponde a 135 dias completos”.

“Resulta destas situações e das manifestas falhas do INEM na coordenação da assistência de socorro médico, uma vez que lhe cabe esta competência no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), que os tempos de prestação de socorro tem vindo a ser demasiado demorados, estando nalgumas situações, como parece ter acontecido na que foi acima descrita, na origem do falecimento de pessoas acidentadas a quem não é prestada assistência de forma atempada”, lamenta ainda o partido.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Presidente da ULS Amadora-Sintra assegura que permanece em funções

O presidente da ULS Amadora-Sintra assegurou hoje que a administração permanece em funções e anunciou que vai pedir uma reunião urgente com o bastonário dos médicos sobre idoneidade formativa, dado que a ULS tem capacidade formativa para 10 internos.

Castelo Branco investe 2,3 milhões em nova Unidade de Saúde Familiar

A Câmara de Castelo Branco está a investir 2,3 milhões de euros na recuperação de um imóvel no centro da cidade para instalar a nova Unidade de Saúde Familiar. O projeto visa reforçar os cuidados de saúde primários e beneficiará mais de 10.000 utentes.

Infarmed proibe exportação de 68 medicamentos em fevereiro

O Infarmed proibiu a exportação este mês de 68 medicamentos de várias categorias, entre os quais fármacos usado no tratamento do cancro de mama, transtorno do défice de atenção e hiperatividade e antibióticos, segundo a informação hoje divulgada

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights