Ordem dos Psicólogos espera que Pizarro viabilize contratação de mais profissionais

9 de Setembro 2022

O bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues, disse hoje esperar que o novo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, que será empossado no sábado, viabilize a contratação de mais psicólogos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Numa reação à Lusa à nomeação, hoje, do eurodeputado socialista e médico para titular da pasta da Saúde, Francisco Miranda Rodrigues afirmou que Manuel Pizarro “tem uma enorme oportunidade de ficar na história do SNS”, uma vez que assumirá funções “num momento que é um momento de ação”.

O bastonário espera, com o novo ministro, “mais acessibilidade aos serviços prestados por psicólogos no SNS, um número diferente de psicólogos”, assinalando que Manuel Pizarro tem apoiado “a urgência da contratação de psicólogos para o SNS”.

Francisco Miranda Rodrigues espera, ainda, que Manuel Pizarro tome “as decisões que deem resposta àquilo de que as pessoas precisam”, fazendo a gestão com “equilíbrio” das necessidades dos vários agentes do setor.

Manuel Pizarro, especialista em medicina interna, foi secretário de Estado da Saúde nos dois executivos socialistas liderados por José Sócrates, entre 2008 e 2011.

Depois de conhecida hoje a sua nomeação como novo ministro da Saúde do terceiro Governo liderado por António Costa, tomará posse do cargo no sábado, sucedendo a Marta Temido, que se demitiu em 30 de agosto.

O primeiro-ministro, António Costa, pediu-lhe para se manter em funções mais algumas semanas até concluir a aprovação do diploma que regulamenta o SNS.

Este diploma foi aprovado em Conselho de Ministros e apresentado pela própria Marta Temido na quinta-feira.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prioridades para a Saúde nas Legislativas 2025: Propostas de Pedro Pita Barros

Pedro Pita Barros, especialista em economia da saúde e professor da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), propõe para as legislativas de 18 de maio um reforço do SNS, valorização dos profissionais, aposta nos cuidados primários e continuados, redução dos pagamentos diretos das famílias, estabilidade na gestão das ULS e consensos na saúde oral e mental, destacando a necessidade de medidas concretas e transversais

Carlos Cortes: Prioridades da Ordem dos Médicos para o XXV Governo

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, defende que o próximo Governo deve apostar na valorização dos recursos humanos, na reforma da gestão do SNS e na centralidade da pessoa nos cuidados de saúde. Propõe políticas de retenção de médicos, autonomia de gestão e humanização transversal do sistema.

Prioridades para a Saúde: Propostas de Fernando Leal da Costa para o XXV Governo Constitucional

Fernando Leal da Costa, Professor Universitário e ex-ministro da Saúde, defende como prioridades para o próximo Governo: revisão da Lei de Bases da Saúde e do Estatuto do SNS, reforma administrativa, reforço da gestão local, digitalização dos processos clínicos, controlo estatal da ADSE, redefinição dos recursos humanos, avaliação da eficiência, renovação hospitalar e aposta na prevenção.

Legislativas / Propostas dos partidos para a Saúde

Com a saúde como tema prioritário nos programas eleitorais, os partidos com assento parlamentar focam-se no aumento da remuneração dos profissionais, com a esquerda a ir mais longe para fixar médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os programas eleitorais divergem sobretudo em matéria de parcerias público-privadas (PPP’s) em que os partidos mais à esquerda querem o fim destes contratos com privados enquanto a direita defende a sua eficácia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights