Cancro colorretal: Campanha sensibiliza população para prevenção e deteção precoce

19 de Novembro 2022

O Grupo Ageas Portugal, a Fundação Ageas, a Médis e a Europacolon Portugal estão a promover a Campanha Nacional de Sensibilização para o Rastreio para o Cancro Colorretal. Mais de dez mil casos foram diagnosticados em 2020 em Portugal.

Por se tratar de uma doença assintomática e com uma progressão lenta e silenciosa, o Grupo Ageas Portugal, a Fundação Ageas, a Médis e a Europacolon Portugal decidiram dar continuidade à Campanha de Sensibilização para o Cancro Colorretal – Movimento 45+.

A iniciativa, que agora se dirige a todos os adultos entre os 45 e os 74 anos, visa alertar a população para a importância da prevenção e deteção precoce do cancro colorretal.

O movimento 45+ consiste no rastreio da doença através da “pesquisa de sangue oculo nas feses”, um “processo simples, rápido e gratuito”. O teste PSOF deve ser realizado numa das unidades aderentes [laboratório, posto de colheita ou farmácia] à escolha, sendo este o local onde se deve dirigir para levantar o kit de recolha e também entregar as amostras para análise.

Patrícia Ramalho, Responsável do programa Movimento 45+, reforça que “face aos números que se registam de ano para ano, há que assumir a prevenção e o diagnóstico precoce como um ponto de partida para combater o cancro do colorretal”.

Para quem optar pelo Laboratório ou Posto de Colheita é necessária a inscrição através do preenchimento de um formulário online, aguardando a receção do SMS com o código de rastreio para levantar o kit no laboratório ou posto de colheita.

Já na Farmácia, todo o processo é realizado presencialmente, sendo apenas necessário que a pessoa se desloque à farmácia selecionada para aderir e levantar o seu kit. A recolha é feita em casa pelo próprio. Se o resultado for positivo para sangue oculto nas fezes, as pessoas serão posteriormente contactadas pela Europacolon para saberem quais os passos a seguir.

Entre 2021 e 2022, participaram na Campanha de Sensibilização para o Cancro Colorretal mais de seis mil pessoas, com 5% a testaram positivo para a pesquisa de sangue oculto nas fezes.

Mais de dez mil pessoas foram diagnosticadas com a doença durante 2020 em Portugal. Trata-se da segunda neoplasia mais comum em ambos os sexos.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This