Macron anuncia plano para resolver crise no sistema de saúde francês

6 de Janeiro 2023

O Presidente francês, Emmanuel Macron, revelou esta sexta-feira o seu plano para resolver a crise do sistema de saúde, com a reorganização do modelo laboral hospitalar e uma aceleração do recrutamento de médicos assistentes.

“Conheço o desgaste pessoal e coletivo, esta sensação por vezes de perda de sentido que se instalou, a sensação profunda de passarmos de uma crise para outra”, admitiu o Presidente francês.

Macron lembrou que tem feito esforços para resolver a crise no sistema de saúde francês, com medidas como a abolição do “numerus clausus” que limitava o número de estudantes de medicina, ou a legislação que, perante a pandemia de covid-19, permitiu injetar anualmente 12 mil milhões de euros para melhor remunerar os cuidadores e 19 mil milhões para investir nos hospitais.

Contudo, na campanha eleitoral do ano passado, Macron reconheceu que os esforços do seu Governo eram insuficientes e fez da saúde uma das prioridades para o seu segundo mandato.

Recordando que a formação de novos médicos pode demora, o Presidente avisou que será preciso “viver os próximos anos” com a atual escassez de cuidadores, pelo que antecipou soluções para colmatar as carências por outros meios, libertando “o tempo do médico perante os doentes”.

Macron prometeu “acelerar o recrutamento de médicos assistentes”, criado em 2018, para passar dos cerca de 4.000 novos médicos anuais, atualmente, para 10.000 até ao final de 2024.

Ao mesmo tempo, o Presidente francês assegurou que, a partir do final deste ano, todos os doentes com doenças crónicas sem médico assistente receberão um.

Num raro comunicado de imprensa conjunto, a Ordem dos Médicos e os sindicatos dos médicos delinearam, na quinta-feira, na véspera dos anúncios de hoje do Presidente, a sua linha vermelha, garantindo que se irão “opor a um sistema de saúde a várias velocidades”, que alegam não respeitar o papel dos cuidadores.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights