Reforço sazonal da vacina disponível para pessoas a partir dos 18 anos

14 de Janeiro 2023

As pessoas entre os 18 e os 49 anos vão poder receber, a partir dos próximos dias, o segundo reforço da vacina contra a Covid-19, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A decisão da DGS consta de uma atualização da norma sobre a campanha de vacinação sazonal contra o coronavírus SARS-CoV-2, que passa a prever o “acesso da população adulta entre os 18 e 49 anos ao segundo reforço vacinal contra a Covid-19, mediante decisão individual”.

Segundo a direção-geral, na sequência do parecer da Comissão Técnica da Vacinação contra a Covid-19, a administração desta segunda dose de reforço será “operacionalizada nos próximos dias”.

“Esta atualização é efetuada num momento em que a maioria da população elegível, no âmbito da campanha de vacinação sazonal 2022-2023, está vacinada”, referiu ainda a DGS, ao adiantar que, desde setembro, já foram administradas mais de três milhões de doses, maioritariamente aos grupos elegíveis prioritários, acima dos 50 anos de idade, o que contribuiu para “mitigar o impacto da doença grave nos grupos de maior risco”.

“Estes resultados confirmam, mais uma vez, a elevada adesão dos cidadãos à vacinação como forma de proteção, bem como o papel decisivo das vacinas na resposta à Covid-19”, salientou a DGS, ao reiterar a “importância da vacinação sazonal como a medida mais eficaz de prevenção da doença ao longo dos meses de inverno”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Asma controlada! 

Lurdes Ferreira e Beatriz Fernandes
Especialistas de Pneumologia e responsáveis pela consulta de Asma da ULS de Braga

Infarmed aprova financiamento de Enhertu

O financiamento de Enhertu (transtuzumab deruxtecano) foi aprovado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos, INFARMED, I.P., para o tratamento de doentes adultos com cancro de mama HER2- positivo, irressecável ou metastizado, que receberam dois ou mais regimes anti-HER2 ou que receberam um regime anterior anti-HER2, que incluiu trastuzumab para a doença avançada.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights