Presidente da Associação Portuguesa de Bioética distinguido por trabalho no Gabinete de Crise da OM

16 de Janeiro 2023

A Ordem dos Médicos homenageou um conjunto de médicos que “se distinguiram pelo seu empenho, dedicação e resiliência” durante a pandemia. O Presidente da Associação Portuguesa de Bioética foi um dos profissionais distinguidos.

“É um orgulho imenso ver reconhecido o papel que os médicos desempenharam nesta crise com contornos que ninguém poderia imaginar em março de 2020 e, acima de tudo, ver o meu nome no rol de médicos que a Ordem dos Médicos decidiu homenagear”, salientou o médico Rui Nunes.

O responsável e candidato a bastonário da Ordem dos Médicos sublinhou ainda o “papel central” que o Gabinete de Crise desempenhou no “aconselhamento à população e às estruturas de Saúde Pública em Portugal”.

O presidente da APB lembra que foi por ação deste Gabinete de Crise da OM que foi possível criar sinergias com o Instituto Superior Técnico, para desenvolver o Indicador de Acompanhamento da Pandemia, uma alternativa à matriz de risco que ajudou a monitorizar de forma mais célere e completa o impacto da pandemia, permitindo sugerir semanas antes muitas das medidas que viriam depois a ser acolhidas pelo Governo e pelas autoridades de Saúde.

Rui Nunes entende o gabinete “é um pilar que deve ser mantido e potenciado pelo próximo bastonário”.

O Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos contra a COVID-19 nasceu em janeiro de 2020, numa altura em que a Organização Mundial de Saúde não tinha sequer declarado a pandemia, e foi uma estrutura determinante nos alertas que lançou e nas recomendações que fez, para garantir que Portugal respondia melhor a esta emergência de saúde pública internacional.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This