‘Casa aberta’ para todas as fases de vacinação a partir de hoje

24 de Fevereiro 2023

A modalidade 'casa aberta’ está desde hoje disponível para todas as fases de vacinação contra a covid-19, anunciaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Num comunicado conjunto, os SPMS e a DGS explicam que se podem deslocar aos pontos de vacinação todos os cidadãos elegíveis para a toma da vacina, sublinhando que estará disponível tanto a vacinação primária ou de reforço para pessoas com 18 ou mais anos, como o reforço sazonal para os grupos prioritários.

Poderão ainda recorrer aos locais de vacinação, sem marcação, utentes com idade igual ou superior a cinco anos para vacinação primária contra a covid-19. O recurso à senha digital é opcional.

As autoridades recordam que a dose de reforço está disponível para os cidadãos com idade igual ou superior aos 18 anos “que tenham completado o esquema vacinal primário contra a covid-19 e que não tenham sido infetados há menos de 90 dias”.

A campanha de vacinação sazonal da covid-19 arrancou em setembro de 2022. Foram administradas até agora três milhões de doses da vacina, a maioria doses de reforço – inicialmente para maiores de 60 anos e, posteriormente, na faixa etária acima dos 50 anos.

Desde setembro de 2022, foram vacinadas, em simultâneo contra a covid-19 e a gripe, que mais de 1,7 milhões de pessoas.

Na fase inicial, o processo de agendamento foi escalonado por faixas etárias, tendo começado para os utentes mais vulneráveis, com a prioridade de os proteger e prevenir a doença grave, hospitalização e morte.

Já este ano, durante mais de um mês, foi possível agendar a vacinação através do Portal SNS 24, que arrancou nos 45 anos e desceu até à faixa etária dos 18 anos.

A modalidade ‘casa aberta’ funciona nos vários pontos de vacinação do país. Através do endereço https://covid19.min-saude.pt/casa-aberta/ é possível consultar os horários de funcionamento.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights