Constrangimentos nas Urgências de Ortopedia em Santarém obrigam a reencaminhamento de doentes

25 de Março 2023

O Serviço de Ortopedia do Hospital de Santarém não está a receber doentes encaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) devido a constrangimentos decorrentes da falta de médicos, informou aquela unidade hospitalar.

O Hospital Distrital de Santarém confirmou à agência Lusa ter solicitado ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) “o encaminhamento de situações urgentes e emergentes” para outros hospitais, desde as 08:30 de sexta-feira, devido a constrangimentos do serviço que se irão manter até às 08:30 de hoje.

“Apesar dos esforços desenvolvidos, o Serviço de Urgência de Ortopedia apresenta limitações (…) devido a equipa médica incompleta”, esclareceu o hospital, acrescentando que os utentes que cheguem aquela unidade “por meios próprios são atendidos”.

Na resposta enviada por email, o Hospital de Santarém reitera que “este mecanismo, baseado no funcionamento em rede do Serviço Nacional de Saúde, garante a capacidade de resposta do Serviço e assegura os melhores cuidados de saúde aos seus utentes”.

Este é o segundo serviço a funcionar com limitações após, entre as 21:00 de quinta-feira e as 09:00 de hoje, se terem verificado constrangimentos no Serviço de Medicina, que impossibilitaram aquela unidade de receber doentes.

À agência Lusa, o gabinete de comunicação do Hospital informou que, no Serviço de Medicina, a situação já se encontra normalizada.

O Hospital de Santarém assegura a prestação de cuidados de saúde a uma população residente de cerca de 184,6 mil habitantes distribuídos pelos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Salvaterra de Magos, Santarém e Rio Maior.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights