Hospital Amadora-Sintra inaugura primeiro Centro de Treino de Nutrição em Neonatologia em Portugal

20 de Abril 2023

O Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sinta) abriu o primeiro Centro de Treino de Nutrição em Neonatologia em Portugal, que proporcionar formação multidisciplinar pioneira a nível nacional, com estratégias para melhorar a nutrição dos bebés prematuros.

“A Neonatologia tem tornado possível a sobrevivência de bebés prematuros cada vez mais pequenos e com menos sequelas. São extraordinários os avanços científicos, tecnológicos e humanos numa especialidade com apenas 50 anos, mas o conhecimento da nutrição minuciosa do prematuro em cada etapa do seu desenvolvimento é relevante na vida destes bebés. O Centro de Treino de Nutrição em Neonatologia do HFF [Hospital Fernando Fonseca] quer levar estes avanços a mais profissionais e ser um centro de excelência em nutrição neonatal”, segundo a diretora do Serviço de Neonatologia do hospital.

Rosalina Barroso disse à Lusa que o Serviço de Neonatologia do HFF é “muito vocacionado para a parte nutricional”, tendo iniciado a nutrição parentérica [nutrição por via endovenosa] neonatal de acordo com as atuais orientações, definidas em 2020.

“Começámos a usar a nutrição parentérica nos bebés acima das 30 semanas e nos prematuros abaixo de 30 semanas fazemos uma nutrição personalizada”, explicou.

A especialista disse que ainda há “um medo relativo” de usar a nutrição parentérica e considerou “muito importante” dar formação nesta área em, por exemplo, hospitais mais periféricos que não a realizam, para “desmistificar e ensinar como a usar e obter melhores resultados”.

Adiantou que essa formação já está a ser realizada em hospitais diferentes, sendo seu objetivo que “o centro cresça em termos não só de nutrição parentérica, mas em termos de nutrição entérica (nutrição oral)”.

Constituído por médicos, enfermeiros e farmacêuticos, o centro de treino, um projeto conjunto do HFF com a Baxter, vai disponibilizar um programa de formação multidisciplinar, pioneiro a nível nacional na formação de profissionais de saúde, baseado no conhecimento científico e clínico disponível, bem como as estratégias nutricionais adequadas, para melhorar a nutrição dos prematuros internados.

Todos os dias nascem 17 bebés prematuros em Portugal. A taxa global de prematuridade é de 10%, abaixo das 37 semanas de gestação, e de 1% abaixo das 32 semanas. “Quanto menor a idade gestacional ao nascimento, mais vulnerável é o recém-nascido do ponto de vista nutricional”, refere o HFF, salientando que o objetivo da nutrição neonatal é conseguir alcançar o crescimento e desenvolvimento semelhantes aos do feto ‘in útero’.

Rosalina Barroso salientou a evolução da nutrição parentérica, explicando que deve ser vista como “uma ponte até que os bebés consigam comer”.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

ULS Coimbra anuncia projetos vencedores do INTEGRAR+COIMBRA

No Dia Mundial da Saúde, a Unidade Local de Saúde de Coimbra revelou os projetos vencedores da segunda edição do Programa INTEGRAR+COIMBRA: um percurso clínico integrado para a obesidade e um programa de diagnóstico precoce de tumores malignos do ovário, promovendo cuidados centrados no utente.

Tribunal anula eleições da Ordem dos Psicólogos

A Ordem dos Psicólogos Portugueses vai recorrer da decisão do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa que anulou as eleições de novembro de 2024 devido a irregularidades no funcionamento da mesa de voto. A OPP defende que os factos e o direito não foram devidamente considerados.

III Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica em Oeiras

O III Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica, organizado pela ADIFA, terá lugar a 8 de outubro de 2025 no Centro de Congressos do Lagoas Park Hotel, em Oeiras. Sob o lema “Mais Distribuição, Mais Saúde”, o evento reunirá especialistas para debater desafios e tendências do setor.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights