Projeto MulticulturalCare celebra o Dia da Enfermagem

11 de Maio 2023

Para o Dia Internacional do Enfermeiro, o projeto europeu MulticulturalCare, liderado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), emitiu um comunicado como forma de celebrar “as inestimáveis contribuições dos enfermeiros”, destacando “a importância da competência cultural na saúde”.

O projeto MulticulturalCare, com financiamento do Programa Erasmus+, anuncia, “com orgulho, os contributos” que deu, num trabalho que envolveu profissionais de mais duas instituições de ensino superior europeias – UC Limburg (Bélgica) e Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha) –, que visam “dotar os estudantes de enfermagem europeus de métodos de aprendizagem inovadores para intervir eficazmente em contextos multiculturais e com diversas populações”.

“Num mundo cada vez mais interconectado e diversificado, os profissionais de saúde devem estar equipados com o conhecimento e as habilidades para fornecer cuidados culturalmente sensíveis. Reconhecendo esta necessidade urgente, o Projeto MultiCulturalCare surgiu como uma iniciativa inovadora na educação de enfermagem, com o objetivo de cultivar uma nova geração de enfermeiros culturalmente competentes. Com o objetivo primordial de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio relacionados com a saúde, estabelecidos pelas Nações Unidas, este projeto visa promover a competência cultural entre estudantes de enfermagem e a comunidade de saúde em geral”, observam os promotores do projeto coordenado pela professora da ESEnfC, Ana Paula Monteiro.

Nesse sentido, esta equipa internacional desenvolveu “um inovador MODELO DE EDUCAÇÃO DE ENFERMAGEM MULTICULTURAL CARE”, onde se destacam quatro aspetos.

Abordagens inovadoras de aprendizagem

“O projeto abrange métodos de ensino inovadores, que envolvem os alunos de enfermagem em experiências de aprendizagem imersivas e interativas. Essas abordagens vão além das configurações tradicionais de sala de aula, permitindo que os alunos desenvolvam uma compreensão profunda da diversidade cultural e seu impacto na saúde. O Modelo de Educação em Enfermagem MultiCulturalCare integra Aprendizagem Experiencial, cenários de simulação e experiências do mundo real, como programas de imersão na comunidade e rotações clínicas em ambientes culturalmente diversos. Ao mergulharem em diferentes comunidades, os estudantes de enfermagem ganham experiência em primeira mão ao navegarem pelas diferenças culturais e ao compreenderem o impacto dos determinantes sociais na saúde.”

Competências multiculturais centrais na educação em enfermagem

“O Projeto MulticulturalCare coloca uma forte ênfase em fornecer aos estudantes de enfermagem o conhecimento e as habilidades necessárias para navegar em ambientes multiculturais. Através de módulos de formação abrangentes, os alunos aprendem sobre diversas culturas, crenças e práticas, promovendo a sensibilidade e o respeito cultural.”

Aprendizagem e intercâmbio colaborativos

“Reconhecendo o valor da colaboração, o projeto facilita a troca de conhecimentos entre estudantes de enfermagem, profissionais de saúde, organizações, mentores e professores. Essa abordagem colaborativa promove a aprendizagem mútua, a partilha das melhores práticas e o desenvolvimento de uma rede de apoio comprometida com a competência cultural na área da saúde.”

Abordagem das desigualdades na saúde

“Ao munir os estudantes de enfermagem com competências multiculturais, o Projeto MulticulturalCare visa contribuir para a redução das desigualdades na saúde. Cuidados culturalmente sensíveis levam a melhores resultados de saúde e à satisfação dos utentes, particularmente dos indivíduos de diversas origens e de grupos marginalizados.”

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em https://multiculturalcare.esenfc.pt/.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights