Organização Mundial da Saúde quer melhorar saúde dos indígenas

30 de Maio 2023

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou uma resolução que exige a elaboração de um plano de ação para a saúde dos povos indígenas, cuja expectativa de vida é geralmente inferior à média global.

Este plano, aprovado no penúltimo dia da assembleia anual da Organização Mundial da Saúde (OMS), que decorre em Genebra, deve ser apresentado na assembleia anual de 2026, noticiou a agência Efe.

Entre a estratégia deverão ocorrer consultas com os próprios povos indígenas, incluindo a possibilidade de que a OMS possa apoiar os países que solicitem a assistência da organização para melhorar a saúde de um determinado grupo.

A resolução também exorta os estados membros da OMS a recolher informações sobre a situação de saúde dos povos indígenas, com o seu consentimento prévio, e desenvolver sistemas e estratégias nacionais destinadas a melhorar a saúde destas pessoas.

Também os encoraja a recrutar indígenas para as suas redes de saúde “tendo em consideração as suas práticas e conhecimentos tradicionais”.

A OMS recordou que a prevalência de problemas de saúde, incluindo diabetes, desnutrição e mortalidade materna e infantil, é maior nos povos indígenas do que no resto da população.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CODU do INEM esteve sem receber chamadas de emergência

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM esteve hoje cerca de 20 minutos sem receber chamadas 112, um problema que terá estado relacionado com os servidores, adiantou o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.

Acesso à inovação em saúde em debate

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Plataforma Saúde em Diálogo organizam, esta quarta-feira, dia 8 de maio, a segunda edição do Encontro “Proximidade-Farmacêutico-Cidadão”, este ano subordinado ao tema “Acesso à Inovação em Saúde”. O evento decorre a partir das 14:30 horas, no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

Enfermeiros questionam Governo sobre prioridades do SNS

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses questionou hoje o Governo sobre se os profissionais de saúde e o SNS “são mesmo uma prioridade”, após a ministra da tutela ter optado por “atirar a segunda reunião negocial para o final de maio”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights