Lisboa ultrapassa limite de concentração de ozono

25 de Junho 2023

O concelho de Lisboa atingiu hoje 193 microgramas de ozono por metro cúbico, nível que pode provocar “alguns efeitos na saúde humana”, especialmente em crianças, idosos e doentes respiratórios ou cardíacos, anunciou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

Em comunicado, a CCDRLVT – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo indica que foi ultrapassado, nas estações de monitorização da qualidade do ar, o limite de 180 microgramas de ozono por metro cúbico.

De acordo com a divisão de avaliação de monitorização ambiental da CCDRLVT, a situação verificou-se entre as 14:00 e as 15:00 de hoje na estação dos Olivais.

Entre as 15:00 e as 16:00, a estação do Beato registou 213 microgramas de ozono por metro cúbico, mais 20 microgramas de ozono por metro cúbico do que na hora anterior.

Também os concelhos de Barreiro e Seixal excederam o limite de ozono na atmosfera.

O concelho do Berreiro assinalou, através da estação da Escavadeira, 181 microgramas de ozono por metro cúbico, entre as 13:00 e as 14:00, e 193 microgramas de ozono por metro cúbico, entre as 14:00 e as 15:00.

Por sua vez, o concelho do Seixal atingiu, segundo dados da estação de Paio Pires, 184 microgramas de ozono por metro cúbico, entre as 15:00 e as 16:00.

“A exposição a este poluente afeta, essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações nos olhos”, salienta.

A CCDRLVT recomenda que os grupos da população mais sensíveis “reduzam ao mínimo a atividade física intensa ao ar livre e evitem a permanência no exterior”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Candidatura de Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas entrega contestação para o CDD

A candidatura encabeçada por Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas após detalhada análise e apreciação jurídica de todo o processo eleitoral, e tendo constatado um elevado número de incongruências e aparentes irregularidades entre o modo como foram apreciadas e aceites as diversas listas, resolveu entregar no dia 11 de maio, dentro dos prazos legais, uma contestação para o CDD com o objetivo de obter uma decisão que reponha a legalidade dos factos, segundo comunicado enviado para a redação da HealthNews.

Greve dos enfermeiros com adesão global de 76,8%

A greve de sexta-feira dos enfermeiros registou uma adesão global de 76,8%, um valor que demonstra o “descontentamento que existe de norte a sul do país” nesses profissionais de saúde, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights