CML e Champalimaud estabelecem acordo para permitir rastreios mamários gratuitos

14 de Julho 2023

As mulheres de Lisboa vão poder fazer rastreios mamários gratuitos a partir de setembro, devido um acordo entre o município e a Fundação Champalimaud.

“Os serviços públicos de saúde têm vindo a falhar nos últimos anos. Enquanto presidente da maior câmara do país não posso ficar indiferente e nada fazer. O acordo que consegui alcançar com a Fundação Champalimaud é uma resposta à falta de resposta dos serviços públicos de saúde”, afirmou Carlos Moedas, citado num comunicado divulgado pelo município.

O protocolo entre a Câmara de Lisboa e a Fundação Champalimaud será assinado em setembro e destina-se “a todas as mulheres de Lisboa que o pretendam realizar um rastreio e assim detetar precocemente eventuais casos de cancro da mama, aumentando a possibilidade de um tratamento bem-sucedido”, refere a nota, salientando que o serviço será prestado em instalações da autarquia.

Em Portugal, são detetados anualmente, de acordo com dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro, cerca de sete mil novos casos e 1.800 mulheres morrem todos os anos devido a este flagelo.

NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This