Netanyahu hospitalizado de emergência encontra-se em “boas condições”

15 de Julho 2023

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, foi hoje hospitalizado mas encontra-se em "boas condições", divulgou o seu gabinete.

“Netanyahu foi levado para o Sheba Medical Center. Encontra-se em boas condições e está a ser submetido a uma avaliação médica”, segundo um comunicado do gabinete do primeiro-ministro, sem dar mais pormenores.

O Sheba Medical Center é o maior hospital de Israel e localiza-se na cidade de Ramat Gan, perto de Telavive.

O primeiro-ministro, de 73 anos, foi levado para o hospital a partir da sua casa em Cesarea, depois de ter avisado as pessoas próximas de que não se estava a sentir bem, segundo os meios de comunicação israelitas.

O seu médico pessoal, Tzvi Berkovitz, disse à estação de televisão Channel 12 que o estado do primeiro-ministro era “bom e estável”.

O primeiro-ministro terá perdido a consciência em casa, batendo com a cabeça ao cair, mas chegou ao hospital totalmente consciente e a andar sem ajuda, segundo os meios de comunicação israelitas que citam fontes médicas.

O seu filho Avner Netanyahu está aparentemente no hospital e a sua mulher Sara Netanyahu está a caminho.

Em outubro, Netanyahu foi hospitalizado no Centro Médico Shaare Zedek, em Jerusalém, depois de se ter sentido mal enquanto rezava numa sinagoga.

Recebeu alta na manhã seguinte, depois de ter sido submetido a exames e de ter passado a noite em observação.

Líder do partido de direita Likud, Netanyahu é o primeiro-ministro de Israel há mais tempo em funções – 15 anos.

Juntamente com os seus aliados ultra-ortodoxos e ultranacionalistas, venceu as eleições de novembro passado, depois de ter exercido vários mandatos no poder: 1996-1999 e 2009-2021.

Desde que iniciou o seu segundo mandato, em 2009, Netanyahu não nomeou formalmente um primeiro-ministro interino.

No passado, quando se deslocava ao estrangeiro ou se submetia a breves intervenções médicas programadas, designava um ministro próximo para o substituir temporariamente.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Greve dos enfermeiros com adesão global de 76,8%

A greve de sexta-feira dos enfermeiros registou uma adesão global de 76,8%, um valor que demonstra o “descontentamento que existe de norte a sul do país” nesses profissionais de saúde, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.

Fundação Champalimaud: Como os cérebros transformam sons em ações

Um novo estudo do Laboratório Renart, publicado na Current Biology, apresenta resultados que permitem a nossa compreensão sobre como as informações sensoriais e as escolhas comportamentais estão entrelaçadas dentro do córtex — a camada externa do cérebro que molda a nossa percepção consciente do mundo.

Xavier Barreto: “Não podemos andar de seis em seis meses a mudar tudo”

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu que uma das principais, e mais polémicas, reformas do Serviço Nacional de Saúde deve ser mantida pelo novo Governo. No âmbito da 13ª Conferência Valor APAH, Xavier Barreto afirmou: “A reforma das ULS deve ser mantida”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights