Medicamento falsificado em circulação na UE mas Portugal sem registo de casos

19 de Outubro 2023

 A Agência Europeia do Medicamento (EMA) alertou o Infarmed para a circulação de embalagens falsificadas de Ozempic, medicamento injetável para a diabetes, mas em Portugal ainda não foram detetadas unidades falsificadas, segundo adiantou hoje a autoridade nacional.

“O Infarmed foi informado pela EMA, assim como por algumas Autoridades congéneres, da deteção e suspeita de unidades falsificadas do medicamento Ozempic, semaglutido, solução injetável em caneta pré-cheia, (várias dosagens) em alguns países do mercado europeu. No entanto, até à presente data, não foram detetadas unidades falsificadas do referido medicamento na cadeia de distribuição nacional”, lê-se numa nota publicada na página oficial do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento.

Segundo a nota, o Infarmed “está em contacto com os vários intervenientes do circuito de medicamentos, para que possam estar ainda mais alerta para esta situação concreta”, e relembra que a aquisição de medicamentos deve apenas ser feita em farmácias, ou no caso de medicamentos não sujeitos a receita médica, nos locais autorizados, frisando que não podem ser comercializados online.

“Também a EMA, a nível europeu, está a investigar esta situação, em conjunto com as autoridades reguladoras de medicamentos da União Europeia (UE) e com o auxílio de entidades policiais. O objetivo passa por alertar todos os intervenientes do circuito de medicamentos da UE, para a possibilidade da comercialização de apresentações falsificadas do referido medicamento”, lê-se na nota.

A informação oficial recorda que os medicamentos falsificados “representam um risco para a saúde pública”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Europa pode gelar se a corrente do oceano Atlântico abrandar

As temperaturas na Europa poderão descer significativamente e Bruxelas pode chegar aos 21°C (graus celsius) negativos, caso a corrente do oceano Atlântico que regula o clima europeu colapse ou enfraqueça, alerta um estudo divulgado hoje.

SOL apresenta novo Caderno Técnico focado na Saúde Oral Infantil

O SOL – Serviço Odontopediátrico de Lisboa, da Santa Casa, apresentou o Caderno Técnico 21 “Protocolos Clínicos do Serviço Odontopediátrico de Lisboa”, que reúne um conjunto de protocolos elaborados e aplicados pelos clínicos do SOL.

Liga Portuguesa Contra o Cancro promove Linha Cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) anuncia o lançamento da sua campanha dedicada à divulgação da Linha Cancro – 808 255 255. A iniciativa visa reforçar a Linha Cancro como um pilar fundamental de apoio e informação para doentes oncológicos, familiares, cuidadores e amigos, recordando que ninguém precisa de enfrentar o cancro sozinho.

MAIS LIDAS

Share This