CESPU quer abrir curso de Medicina com seleção de alunos por notas e entrevista

24 de Novembro 2023

A Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário (CESPU) apresentou uma nova candidatura para um novo mestrado integrado em Medicina, propondo que a seleção dos alunos seja feita com base nas notas mas também numa entrevista presencial.

A informação foi avançada à Lusa pela CESPU que explica que a proposta já apresentada à A3ES (a entidade que acredita os cursos superiores) define que o curso de seis anos seja ministrado no Instituto Universitário de Ciências da Saúde, em Gandra, Paredes.

“Na Cespu/IUCS o ensino será diferente de qualquer uma das atuais ofertas formativas médicas nacionais”, defendeu o médico e professor catedrático José Manuel Amarante, Presidente da Comissão Instaladora do Mestrado Integrado em Medicina.

Segundo a CESPU além dos critérios já habituais, que têm em conta a média das notas dos alunos no ensino secundário e nos exames nacionais, será solicitada à Direção-Geral de Ensino Superior “a introdução de uma entrevista vocacional presencial”.

A instituição conta atualmente com 116 docentes, dos quais 74% são médicos, e diz que terá um protocolo com onze hospitais do norte do país, onde os alunos poderão aprender a parte prática, segundo informação do gabinete de imprensa.

Ao longo do percurso académico será proporcionado ensino em contexto real de trabalho em onze hospitais do norte do país, incluindo os Hospital-Escolar de Vila do Conde, onde existe residência universitária e em outras instituições do Grupo Trofa Saúde, assim como na ULS de Matosinhos, no Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, na ULS Nordeste, “num total de mais de 2.930 camas para treino médico”.

A estes somam-se mais de 30 unidades de cuidados de saúde primários e de medicina comunitária em contexto urbano como rural, acrescentou o gabinete de imprensa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos: “A resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino”

“Para além do eixo intestino-cérebro, que é o mais conhecido, existem outras relações do intestino com muitos outros órgãos, como o sistema cardiovascular, o sistema endócrino (influenciando a tiroide, a fertilidade, por exemplo), doenças reumáticas e até resistência à insulina.” Portanto, a “resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino, e a chave para os resolver está naquilo que comemos”, segundo a nutricionista Maria Inês Antunes, que integra os órgãos sociais da Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP).

Câmara de Porto de Mós entrega seis viaturas a USF do concelho

A Câmara de Porto de Mós vai entregar seis viaturas às unidades de saúde familiar (USF) do concelho, iniciativa que integra a descentralização de competências do Estado central na área da saúde, disse esta quarta-feira o presidente do município.

Fundo de Formação do SIM tem candidaturas até 31 de maio

O prazo de apresentação de candidaturas para o Fundo de Formação do SIM, cujo objetivo é contribuir para a formação pós-graduada dos Médicos Internos, associados do Sindicato há pelo menos um ano, prolonga-se até 31 de maio. Está disponível uma verba de 150.000€ para 2024.

Abertas candidaturas para bolsa ‘ReMission’

Já estão abertas as candidaturas para a bolsa ‘ReMission’, uma iniciativa que visa promover a investigação científica nas áreas das neoplasias de células B maduras.  Este é um projeto da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights