Dengue: Cidade brasileira começa vacinação pioneira em massa

4 de Janeiro 2024

A cidade de Dourados, localizada no estado do Mato Grosso do Sul perto da fronteira com o Paraguai, iniciou uma campanha de vacinação em massa contra a dengue, numa iniciativa considerada pioneira no Brasil.

Segundo informações da prefeitura de Câmara de Dourados, cerca de 150 mil pessoas com idade entre 4 e 59 anos deverão tomar o imunizante Qdenga, fabricado pela empresa japonesa Takeda, cujo uso foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) brasileira em março de 2023.

Em dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde do Brasil informou que incorporou o imunizante no Sistema Único de Saúde (SUS) e que deverá receber e distribuir cerca de 5 milhões de doses da vacina japonesa contra a dengue a partir do mês de fevereiro.

A Qdenga, com duas doses, foi desenvolvida para prevenir a propagação dos quatro diferentes serotipos do vírus da dengue e tem uma eficácia global de 80,2%.

O Brasil registou 1,6 milhões de casos de dengue nos primeiros onze meses de 2023, o que representou um aumento de 15,8% face ao mesmo período de 2022 (1,3 milhões de casos), segundo dados divulgados pelo Governo local.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novo surto de Febre do Vale do Rift ameaça Ruanda

Ruanda intensifica medidas contra segundo surto de Febre do Vale do Rift em dois anos. Doença já infetou 28 animais desde agosto. Ausência de testes rápidos dificulta resposta das autoridades

MAIS LIDAS

Share This