ULS Coimbra lança programa para implementar propostas dos profissionais de saúde

10 de Janeiro 2024

A Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS) anunciou hoje o lançamento do Programa Integrar+ para incentivar e implementar as ideias dos profissionais de saúde, para melhorar o percurso do doente e a articulação entre os diferentes cuidados.

“O Programa Integrar+ vai ouvir, explorar e implementar as ideias mais inovadoras de quem trabalha diariamente com os doentes. Com a nova reforma da ULS, os cuidados de saúde primários e os cuidados hospitalares estarão mais integrados e este projeto surge para permitir aos profissionais de saúde explorar novas abordagens que impulsionem a integração de cuidados centrados no doente”, explicou o presidente do conselho de administração.

Segundo Alexandre Lourenço, a ULS de Coimbra “é uma casa onde há espaço para ouvir, valorizar e implementar todas as boas ideias” resultantes do programa, que consiste numa bolsa.

“Teremos sempre toda a abertura para ouvir e procurar soluções, em conjunto, para os desafios que temos pela frente”, salientou.

“Como criar percursos integrados na ULS?” é o primeiro desafio lançado pela administração às equipas candidatas, que terão de ser constituídas por elementos hospitalares e de cuidados de saúde primários.

“O objetivo é reforçar, desde o início da ULS, uma cultura de colaboração entre os vários profissionais e serviços e estimular a construção de projetos de integração construídos pelos profissionais”, enfatizou a nova estrutura, que entrou em funcionamento no início de 2024.

As candidaturas abriram hoje e podem ser efetuadas por qualquer serviço até dia 09 de fevereiro. Após aquela data, as dez melhores propostas vão participar numa formação de um dia – “para diagnosticar a atual jornada do doente e identificar oportunidades de melhoria” – no fim da qual serão selecionados os dois melhores projetos.

Na segunda fase, os dois projetos vencedores terão acesso a um programa de apoio e consultoria com a “nobox” (ajuda especializada) para a implementação no terreno.

“Os profissionais de saúde convivem diariamente com as ineficiências e incapacidades do sistema e conseguem identificar inúmeras iniciativas e oportunidades para o melhorar”, explicou o cofundador da “nobox” e médico em saúde pública, Diogo Silva.

O especialista salientou que o Programa Integrar+ procura “criar uma estrutura para ajudar os profissionais na identificação e diagnóstico dos problemas e transformação das ideias em projetos e soluções que tenham impacto na vida dos doentes”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This