ONU apoia formação de parteiras em Timor-Leste para prevenir mortalidade materna

26 de Janeiro 2024

O Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) entregou hoje a três escolas superiores de saúde timorenses equipamento de simulação de partos para a formação de parteiras e ajudar a prevenir a mortalidade maternoinfantil no país.

“Parteiras bem formadas podem fornecer informações e serviços abrangentes sobre saúde sexual e reprodutiva e desempenhar um papel fundamental na promoção da saúde nas suas comunidades”, afirmou a representante do FNUAP em Timor-Leste, Pressia Arifin-Cabo.

Para a responsável, as parteiras estão no centro da saúde da mulher em Timor-Leste.

“Estão a seu lado quando são adolescentes, enquanto planeiam a sua família, durante o parto e depois de darem à luz”, salientou Pressia Arifin-Cabo.

As parteiras bem formadas e apoiadas para prestar cuidados de saúde “podem prevenir cerca de dois terços das mortes maternoinfantil”, sublinhou.

“Podem também prestar 87% de todos os serviços essenciais de saúde sexual, reprodutiva, materna e neonatal. Isto é exatamente o que Timor-Leste precisa para reduzir a mortalidade materna”, afirmou.

Timor-Leste tem uma das taxas de mortalidade materna mais elevadas no Sudeste Asiático com 195 mortes por 100.000 nados-vivos, de acordo com dados do FNUAP.

A agência da ONU referiu também que apenas 57% dos partos são assistidos por profissionais de saúde qualificados.

Os equipamentos foram doados à Escola Superior de Parteiras da Universidade Nacional de Timor-Leste, ao Instituto Superior Cristal e ao Instituto de Ciências da Saúde.

Presente na cerimónia de entrega do donativo esteve também o ministro do Ensino Superior, Ciência e Cultura timorense, José Jerónimo, que agradeceu o apoio.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos: “A resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino”

“Para além do eixo intestino-cérebro, que é o mais conhecido, existem outras relações do intestino com muitos outros órgãos, como o sistema cardiovascular, o sistema endócrino (influenciando a tiroide, a fertilidade, por exemplo), doenças reumáticas e até resistência à insulina.” Portanto, a “resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino, e a chave para os resolver está naquilo que comemos”, segundo a nutricionista Maria Inês Antunes, que integra os órgãos sociais da Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP).

Câmara de Porto de Mós entrega seis viaturas a USF do concelho

A Câmara de Porto de Mós vai entregar seis viaturas às unidades de saúde familiar (USF) do concelho, iniciativa que integra a descentralização de competências do Estado central na área da saúde, disse esta quarta-feira o presidente do município.

Fundo de Formação do SIM tem candidaturas até 31 de maio

O prazo de apresentação de candidaturas para o Fundo de Formação do SIM, cujo objetivo é contribuir para a formação pós-graduada dos Médicos Internos, associados do Sindicato há pelo menos um ano, prolonga-se até 31 de maio. Está disponível uma verba de 150.000€ para 2024.

Abertas candidaturas para bolsa ‘ReMission’

Já estão abertas as candidaturas para a bolsa ‘ReMission’, uma iniciativa que visa promover a investigação científica nas áreas das neoplasias de células B maduras.  Este é um projeto da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights