ESEnfC organiza conferência internacional sobre Enfermagem de Reabilitação

5 de Março 2024

Estudantes, profissionais e investigadores da área da saúde reúnem-se amanhã na conferência online "Enfermagem de Reabilitação: Redefinindo Horizontes com Vista à Inovação", organizada pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e pelo seu Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para a Prática e Investigação em Enfermagem.

Este encontro internacional realiza-se no Dia Mundial do Linfedema (6 de março), doença vascular rara no sistema linfático.

Com início às 9h30 (sessão de abertura e apresentação dos intervenientes), o evento prossegue com a conferência inaugural (às 10h00), intitulada “A internacionalização da Enfermagem de Reabilitação” e proferida por Soraia Dornelles, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil, onde lidera o grupo (Re)Habilitar, laboratório de ensino, pesquisa, extensão e tecnologia em Enfermagem, Saúde e Reabilitação.

Pelas 10h20, será a vez de intervir a presidente da andLINFA – Associação Nacional de Doentes Linfáticos, Manuela Lourenço Marques, que falará sobre a organização que dirige.

Segue-se, no período 11h00-12h20, a mesa-redonda “Redefinindo Horizontes com vista à inovação”. “Reabilitação na pessoa com linfedema” (por Ana Pinho, coordenadora da UCC Soure), “Atividade Física como sinal vital” (por Arménio Cruz, professor na ESEnfC), “Exergames na Enfermagem de Reabilitação” (por Carla Fernandes, professora na Escola Superior de Enfermagem do Porto e presidente da Associação para o Desenvolvimento de Inovação Tecnológica e Games em Saúde – ADITGameS), “Inovação na Gestão dos cuidados de Enfermagem de Reabilitação” (por Júlio Veríssimo, diretor técnico e enfermeiro gestor da UCCI São Roque, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa) e “ABLEFIT: um Sistema Avançado para Reabilitação” (por Hugo Neves e Vítor Parola, professores na ESEnfC) são os assuntos em discussão.

Para a sessão de abertura da conferência (09h30-10h00) foram convidados o presidente da ESEnfC, os presidentes da Mesa do Colégio de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação da Ordem dos Enfermeiros e da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Reabilitação (APER), bem como a coordenadora da Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Reabilitação da ESEnfC.

A conferência online internacional “Enfermagem de Reabilitação: Redefinindo Horizontes com Vista à Inovação” conta com o patrocínio científico da APER e da andLINFA.

Mais informações disponíveis em www.esenfc.pt/event/confenfreab.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos do Centro ambicionam nova sede em Coimbra dentro de quatro anos

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) deverá ter uma nova sede dentro de quatro anos, num local central da cidade de Coimbra, anunciou hoje o presidente da instituição, Manuel Teixeira Veríssimo (na imagem), na apresentação da sua recandidatura.

Universidade Católica lança três novos mestrados em Enfermagem em Lisboa e no Porto

A Universidade Católica Portuguesa vai lançar, no ano letivo 2025/2026, três novos mestrados em Enfermagem, nas áreas Médico-Cirúrgica, Saúde Infantil e Pediátrica e Comunitária, com edições em Lisboa e no Porto, apostando numa formação inovadora e multidisciplinar para responder às exigências do setor da saúde.

Ana Sampaio: “É possível ser feliz com DII

No Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, Ana Sampaio, presidente da APDI, destaca a importância da sensibilização, do acesso a tratamentos e do apoio emocional, reforçando: “É possível ser feliz com DII

DII afeta 25 mil portugueses e custa 146 milhões de euros por ano

A Doença Inflamatória Intestinal afeta cerca de 25 mil portugueses, com custos anuais de 146 milhões de euros. O diagnóstico tardio e o difícil acesso a terapias inovadoras agravam o impacto na qualidade de vida e nos serviços de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights