ESEnfC organiza conferência internacional sobre Enfermagem de Reabilitação

5 de Março 2024

Estudantes, profissionais e investigadores da área da saúde reúnem-se amanhã na conferência online "Enfermagem de Reabilitação: Redefinindo Horizontes com Vista à Inovação", organizada pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e pelo seu Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para a Prática e Investigação em Enfermagem.

Este encontro internacional realiza-se no Dia Mundial do Linfedema (6 de março), doença vascular rara no sistema linfático.

Com início às 9h30 (sessão de abertura e apresentação dos intervenientes), o evento prossegue com a conferência inaugural (às 10h00), intitulada “A internacionalização da Enfermagem de Reabilitação” e proferida por Soraia Dornelles, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil, onde lidera o grupo (Re)Habilitar, laboratório de ensino, pesquisa, extensão e tecnologia em Enfermagem, Saúde e Reabilitação.

Pelas 10h20, será a vez de intervir a presidente da andLINFA – Associação Nacional de Doentes Linfáticos, Manuela Lourenço Marques, que falará sobre a organização que dirige.

Segue-se, no período 11h00-12h20, a mesa-redonda “Redefinindo Horizontes com vista à inovação”. “Reabilitação na pessoa com linfedema” (por Ana Pinho, coordenadora da UCC Soure), “Atividade Física como sinal vital” (por Arménio Cruz, professor na ESEnfC), “Exergames na Enfermagem de Reabilitação” (por Carla Fernandes, professora na Escola Superior de Enfermagem do Porto e presidente da Associação para o Desenvolvimento de Inovação Tecnológica e Games em Saúde – ADITGameS), “Inovação na Gestão dos cuidados de Enfermagem de Reabilitação” (por Júlio Veríssimo, diretor técnico e enfermeiro gestor da UCCI São Roque, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa) e “ABLEFIT: um Sistema Avançado para Reabilitação” (por Hugo Neves e Vítor Parola, professores na ESEnfC) são os assuntos em discussão.

Para a sessão de abertura da conferência (09h30-10h00) foram convidados o presidente da ESEnfC, os presidentes da Mesa do Colégio de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação da Ordem dos Enfermeiros e da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Reabilitação (APER), bem como a coordenadora da Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Reabilitação da ESEnfC.

A conferência online internacional “Enfermagem de Reabilitação: Redefinindo Horizontes com Vista à Inovação” conta com o patrocínio científico da APER e da andLINFA.

Mais informações disponíveis em www.esenfc.pt/event/confenfreab.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou mais 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This