PR de Timor-Leste agradece apoio e solidariedade de médicos cubanos

3 de Abril 2024

O Presidente timorense, José Ramos-Horta, agradeceu esta quarta-feira o “apoio e solidariedade” dos médicos cubanos, no dia em que se assinalam 20 anos de parceria entre Timor-Leste e Cuba no setor da saúde.

“Foi graças à generosidade e solidariedade cubana que temos 1.200 médicos treinados pelos cubanos. Sem o apoio de Cuba, o setor da saúde não tinha chegado tão longe”, afirmou José Ramos-Horta.

O chefe de Estado timorense falava no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Díli, na cerimónia que assinalou os 20 anos de cooperação no setor da saúde entre os dois países.

Em 2002, após a restauração da independência, Timor-Leste tinha apenas 19 médicos, formados na Indonésia.

O primeiro grupo de 50 médicos cubanos chegou ao país em 2004, altura em que os primeiros estudantes de Timor-Leste começaram também a ir para Cuba estudar medicina.

O Presidente timorense salientou também que o programa no setor da saúde com Cuba recebeu o “apoio consensual” de todos, tendo começado no primeiro Governo.

Timor-Leste e Cuba renovaram em setembro de 2022 o Convénio de Saúde para manter e aumentar a colaboração no setor tanto a nível de assistência, como de docência, e um convénio de serviços académicos para permitir a formação em Cuba de profissionais timorenses em diferentes especialidades médicas

“A nossa profunda gratidão pelo que estão a fazer por Timor-Leste. Temos gratidão pela vossa solidariedade e compromisso, apesar das dificuldades”, concluiu o chefe de Estado.

As autoridades timorenses iniciaram em março o processo de transição do curso de medicina, lecionada pela brigada médica cubana desde 2005, para a Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This