No período da manhã, a comitiva irá deslocar-se ao Sintra Cresce Saudável, projeto de intervenção participada de base comunitária para a promoção de estilos de vida saudáveis, que envolve ações de educação alimentar, implementação e monitorização de uma política alimentar escolar, dirigido às crianças do 1.º ciclo do ensino básico, coordenado pela Câmara Municipal de Sintra.
No período da tarde, o programa inclui a visita ao projeto coordenado pela Junta de Freguesia de Olivais que tem à sua responsabilidade a gestão e animação dos refeitórios das sete escolas EB1 da Freguesia de Olivais, com o objetivo de promover uma alimentação saudável e sustentável nas refeições, além de desenvolverem hortinhas e compostores com as crianças, com vista a uma educação para a economia circular.
Francisca Valério, da Terras Dentro, afirma que “a visita constituirá, certamente, uma mais-valia para a aprendizagem de boas práticas a replicar no nosso território. As Visitas de Boas Práticas e a partilha mútua com outros projetos de objetivos semelhantes são não só enriquecedoras, como fundamentais para garantir o desenvolvimento dos mesmos. O nosso fim último é o mesmo: promover uma aprendizagem conjunta para a adoção de uma alimentação saudável”.
O projeto Semear e Alimentar Local (SAL) – promovido pela Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado e que surge no âmbito do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), financiado pelo PDR (Programa de Desenvolvimento Rural) e desenvolvido em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Monte, a Rota do Guadiana e a Leadersor – organiza a visita com o objetivo de proporcionar momentos de aprendizagem, discussão e compreensão das boas práticas implementadas no âmbito da estratégia dos referidos projetos.
PR/HN
0 Comments