Primeiro-ministro eslovaco em reabilitação duas semanas após ser baleado

31 de Maio 2024

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, baleado há duas semanas, entrou em fase de reabilitação tendo sido hoje transportado para um novo hospital em Bratislava, anunciou fonte hospitala

No passado dia 15, o primeiro-ministro foi baleado quando cumprimentava os seus apoiantes após uma reunião governamental em Handlova, uma cidade no centro da Eslováquia.

Depois de dias de operações, o primeiro-ministro foi hoje transportado de helicóptero de emergência do hospital de Banska Bystrica para o hospital de St Michael, que se localiza na capital do país.

“O primeiro-ministro foi hoje submetido a novos controlos, que confirmaram a evolução positiva do seu estado de saúde”, revelou em comunicado o hospital universitário R.D. Roosevelt de Banska Bystrica, onde o governante estava antes.

Robert Fico sofreu ferimentos de bala no intestino delgado, mas já consegue alimentar-se sozinho, disse o vice-primeiro-ministro Robert Kalinak.

O agressor, um homem de 71 anos que discordava das medidas do governo, disparou contra o político após uma reunião do conselho de ministros.

Na sequência do atentado, o agressor foi detido, mas dias depois foi transferido para um centro psiquiátrico.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights