Filme chinês sobre pandemia vence prémio de melhor filme de Taiwan

24 de Novembro 2024

Um filme chinês passado durante a pandemia de covid-19 levou para casa o prémio principal dos Golden Horse Awards, evento organizado anualmente em Taiwan e considerado os Óscares do universo de língua chinesa.

‘An Unfinished Film’ (Um Filme Inacabado), do realizador chinês Lou Ye, cujas obras foram censuradas várias vezes na China, venceu no sábado o prémio de melhor realizador e melhor longa-metragem de ficção.

A película acompanha uma equipa de filmagem que se desloca até às proximidades de Wuhan para terminar a gravação de um filme e acaba presa pelas restrições impostas na cidade do centro da China, considerada pelos cientistas o ponto de origem da pandemia.

Ma Yingli, produtor da longa-metragem, recebeu o prémio de melhor realizador e leu um comunicado em nome de Lou Ye, que garantiu que Um Filme Inacabado foi o seu “trabalho mais singular até à data”.

‘Bel Ami’ (Bom Amigo), um filme satírico sobre relações entre pessoas do mesmo sexo do realizador chinês Geng Jun, arrecadou os prémios de melhor ator principal (Zhang Zhiyong), melhor fotografia e melhor montagem.

O filme taiwanês ‘Dead Talents Society’ (Clube dos Talentos Mortos) foi o mais premiado da noite com cinco prémios.

A China, que considera Taiwan uma parte inalienável do seu território, proibiu em 2019 atores e filmes chineses de participarem no evento, uma das mais prestigiadas distinções da indústria cinematográfica na Ásia.

Isto depois do realizador taiwanês Fu Yue ter apoiado publicamente a independência da ilha na gala do de 2018.

Na altura os participantes chineses recusaram-se então a subir ao palco e fizeram observações pontuais sobre Taiwan e China serem membros da mesma família. No final, recusaram-se a comparecer no banquete de receção.

No entanto, os filmes e cineastas chineses continuam a participar ano após ano nesta cerimónia, considerada a mais prestigiada do mundo de língua chinesa.

Figuras do setor de entretenimento em Taiwan e Hong Kong têm sido habitualmente banidos da China continental depois de expressarem visões pró-independência ou pró-democracia.

China e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, altura em que o antigo Governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights