Sudão: OMS denuncia nove mortos e 20 feridos em ataque a hospital em El-Fasher

15 de Dezembro 2024

Nove pessoas morreram e 20 ficaram feridas no ataque perpetrado sexta-feira ao principal hospital da cidade de El-Fasher, no oeste do Sudão, anunciou hoje o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Estes ataques contínuos às estruturas da saúde em todo o Sudão são deploráveis”, declarou Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa mensagem na rede social X.

O diretor-geral da OMS apelou à “proteção de todos os pacientes e profissionais de saúde e à cessação de todos os ataques às instalações da saúde e às suas imediações”.

O Sudão é palco desde 15 de abril de 2023 de um devastador confito que opõe dois generais, o chefe do exército Abdel Fattah al-Burhan e Mohamed Hamdan Daglo, que lidera as paramilitares Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês).

As Nações Unidas têm alertado, repetidamente, para uma situação que já causou a morte de dezenas de milhares de civis, a deslocação de mais de 11 milhões de pessoas e mergulhou este país africano na pior crise humanitária dos últimos anos.

El-Fasher, a capital do Darfur do Norte, está sitiada desde maio pelas RSF.

O Darfur, que tem uma superfície semelhante à da França (493.180 quilómetros quadrados), alberga cerca de um quarto da população do Sudão, mas mais de metade dos seus 10 milhões de habitantes estão deslocados.

Em julho, um relatório patrocinado pelas Nações Unidas afirmava que a fome se tinha alastrado a um grande campo de refugiados no Darfur do Norte, depois de um cerco de meses imposto pelas RSF ter bloqueado quase todo o comércio e o acesso à ajuda.

A guerra parece não ter fim à vista, tendo ambos os lados intensificado os ataques a zonas residenciais nas últimas semanas.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights