Aprovadas propostas do Chega e PSD e CDS-PP sobre mudanças no acesso de estrangeiros ao SNS

20 de Dezembro 2024

Os projetos de Lei do Chega e do PSD e CDS-PP sobre as condições de acesso de cidadãos estrangeiros não residentes ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) foram aprovados hoje com os votos a favor dos partidos proponentes.

Após o debate agendado pelo Chega sobre o chamado “turismo de saúde”, as duas iniciativas tiveram a mesma votação na generalidade, sendo aprovadas com os votos a favor do PSD, CDS-PP e Chega e contra do PS, Iniciativa Liberal, BE, PCP e Livre.

A proposta de lei do Chega pretende alterar a Lei de Bases da Saúde de 2019 para limitar o acesso ao SNS a estrangeiros que não residam em Portugal, só lhes permitindo aceder aos cuidados de saúde públicos em casos de emergência ou mediante pagamento.

Também o projeto de lei apresentado por PSD e CDS-PP visa alterar a Lei de Bases da Saúde para travar a “utilização abusiva” do Serviço Nacional de Saúde por estrangeiros não residentes em Portugal, exigindo documentação extra a estes cidadãos.

A proposta refere que não pode ser ignorado o fenómeno da utilização do SNS por parte de estrangeiros não residentes e que se deslocam ao país com o propósito de acederem gratuitamente a cuidados e serviços de saúde ou a tratamentos médicos assegurados aos utentes do SNS.

Um outro projeto de lei do Chega, para alterar o regime de isenção das taxas moderadoras, foi também aprovado com a mesma votação.

Foram também aprovados dois projetos de resolução – sem força de lei -, um do PS, a recomendar ao Governo a monitorização do acesso de estrangeiros ao SNS, e outro da IL, que recomenda que sejam cobrados aos cidadãos estrangeiros os seus custos no SNS antes da prestação dos cuidados de saúde não-urgentes ou que, em alternativa, possam usar um seguro de saúde ou acordo internacional.

Várias outras iniciativas legislativas do Chega baixaram à comissão ser serem hoje votadas pelos deputados.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

GHTM do IHMT NOVA atinge excelência na avaliação da FCT

A unidade GHTM do IHMT NOVA foi classificada como “Excelente” pela FCT na avaliação nacional de I&D 2023-2024, destacando-se pelo impacto internacional, formação em saúde global e contributo para sistemas de saúde resilientes.

Um desafio onde todos ganhamos

Ricardo Correia de Matos
Professor convidado | Políticas Públicas E Gestão Em Saúde; Tesoureiro da Ordem dos Enfermeiros.

Eutanásia: Avanços e recuos no parlamento desde 2016

A lei que regula as condições nas quais a morte medicamente assistida não é punível voltou a ‘esbarrar’ no Tribunal Constitucional (TC), apesar de os juízes do Palácio Ratton reiterarem que a maioria do diploma cumpre a lei fundamental.

Nuno Sousa Pereira: “Mestrado Executivo responde às necessidades do setor da saúde”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Nuno Sousa Pereira, Diretor do Mestrado Executivo em Administração Hospitalar da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, explica como o novo programa pretende formar líderes preparados para responder aos desafios crescentes do setor da saúde, destacando a aposta numa formação híbrida, prática e alinhada com as exigências do mercado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights